Andradina

I Encontro de Mulheres Nikkeis tem participação de cônsul-adjunta e presidente do Bunkyo

A prefeita de Andradina, Tamiko Inoue recebeu em seu gabinete na tarde desta terça-feira (04), a cônsul-adjunta do Japão, Hitomi Sekiguchi, e a presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), Harumi Arashiro Goya.
Hitomi é representante do principal órgão do Governo do Japão no país, e Harumi a principal líder da sociedade nipônica no Brasil, e na oportunidade receberam do Governo de Andradina o decreto de Hospedes Oficiais do município ressaltando a honrosa participação no I Encontro de Mulheres Nikkeis que aconteceu no centro de eventos da AACEA (Associação Assistencial, Cultural e Esportiva de Andradina), no Jardim Europa.

O evento inédito envolveu mulheres nipo-brasileiras da região noroeste e foi realizado em homenagem aos 80 anos de fundação da cidade de Andradina, além de ser uma prévia das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que ocorre em 2018. Contou também com apresentação do internacional Balé da comunidade Yuba de Mirandópolis coordenado pela bailarina Akiko Ohara, som de Fabrício Carvalho, secretário de Cultura finalizando com canções de Bon Odori.

Também participaram do Encontro o ex-prefeito e assessor de assuntos estratégicos, Jamil Ono, acompanhado da ex-primeira dama Márcia Ono, representando a Câmara de Andradina, o vereador Márcio Makoto Izumi, além do vereador Mario Henrique Cardoso, o presidente da Federação das Associações Culturais Nipo-brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga.

Estiveram ainda o presidente da AACEA, Paulino Matsunaga, a presidente do Fujinkay Andradina, Satie Uchiama, o presidente da Liga das Associações Culturais Nipo Brasileira da Alta Paulista, Hideki Okamoto, o presidente de Honra da Federação das Associações Culturais Nipo-brasileiras da Noroeste, Shinichi Yassunaga, o vereador de Mirandópolis, Yukio Abe, entre outras autoridades.

“Em nome do Governo de Andradina saudamos todas as mulheres nikkeis que aqui representam a força feminina na sociedade brasileira, em nome da consul-adjunta do Japão, Hitomi Sekiguchi e da presidente do Bunkio, Harumi Arashiro Goya, agradecemos todas as autoridades, em especial cada comitiva da Noroeste e da alta Paulista e convida-los para também participarem de todo Calendário dos Festejos de 80 anos de nossa cidade”, disse Tamiko.

A prefeita também falou de sua trajetória na vida bem como Hitomi e Harumi, que relataram desde a infância de trabalhos com a família na agricultura, passando por todos os percalços de serem mulheres em ambientes praticamente masculinos nos empregos até a conquista nas carreiras profissionais, construídas degrau por degrau.

“Agradecemos toda a recepção do Governo Municipal e parabenizamos Andradina pelos 80 anos, quero dizer que a mulher tem uma força inexplicável, vários dons e com a colaboração da família tem tudo para chegarem onde quiserem”, disse a da presidente do Bunkio, Harumi.

Para a cônsul-adjunta o apoio da família e a determinação feminina estão escrevendo um caminho de bons exemplos para as futuras gerações.

“Parabéns a todos pela maravilhosa recepção e que a cidade Andradina continue no caminho do desenvolvimento com sucesso. Tudo o que nós mulheres vivemos até hoje foi uma transformação que nos capacitou para conquistarmos tudo o que fizermos com coração, humildade e trabalho árduo e isso refletirá naturalmente nas mulheres que inspiramos hoje e o futuro tende a ser brilhante, acreditem”, disse Hitomi.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here