Cidades

Quermesse de São Cristóvão de Braúna inicia a 49ª edição

A Quermesse de São Cristóvão de Braúna iniciou nesta quinta-feira sua 49ª edição, organizada pela Paróquia São Sebastião e com o Apoio da Prefeitura do município. Neste ano, além da parte religiosa e das comidas, bebidas e música ocorre também o 1ª Festival Cultural de Inverno, iniciativa da Prefeitura que tem como objetivo proporcionar à população entretenimento artístico com danças e música típicas. A programação segue até o próximo domingo, dia 23. Neste ano a Quermesse de São Cristóvão de Braúna traz um lema: “Venha de onde vier, mas venha em paz”, que representa um apelo da Igreja Católica local, responsável pela festa, para que não haja brigas ou acidentes.

Nesta sexta-feira (21) haverá o Encontro com a Música Raiz com participação da Orquestra de Violeiros de Garça, atividade integrante do Festival de Inverno que acontece no Barracão de Festas a partir das 21h30. No sábado, 22, a partir das 20h inicia a quermesse no Barracão de Festas, com assados, salgados, bebidas e outras comidas preparadas pela comunidade. A partir das 22h inicia o show com a Banda Savana no próprio Barracão.

No domingo a programação começa às 9h com a Missa em Louvor a São Cristóvão na Matriz de São Sebastião. Motoristas de toda a região costumam participar da missa e aproveitam para levar os documentos e chaves dos veículos para serem abençoados. Às 10h será aberta a Exposição de Carros Antigos e às 11h inicia o almoço no Barracão de Festas, que será animado por artistas locais. Haverá também leilão de gado a partir das 14h.

O tradicional desfile de São Cristóvão inicia às 16h. O padre Paulo Sérgio Ferraz, pároco responsável pela festa, abençoará todos os veículos que participarem do desfile, assim como vem sendo feito há 49 anos na cidade. A procissão de carros costuma durar cerca de duas ou três horas e a população da cidade, para acompanhar o desfile, ocupa a Praça da Matriz e também as calçadas da Avenida Barão do Rio Branco. Muitos também desfilam a cavalo ou de charrete.

Selmo Mendes é braunense e reside em Araçatuba, onde atua como fisioterapeuta e professor universitário. Mesmo assim, faz questão de todo ano colaborar com a organização da quermesse. “A memória de quem frequenta essa quermesse é ver as pessoas colocando as cadeiras de varanda nas calçadas para ver a procissão da benção dos carros. É um momento de alegria, fé e união e toda a região está convidada para continuar vindo para Braúna festejar conosco”, disse. A Fanfarra Municipal de Araçatuba (FAMA) se apresenta no centro da cidade a partir das 17h.

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here