Araçatuba

Oratório Dom Bosco atende mais de 100 crianças e adolescentes carentes

O sábado sempre é muito esperado por crianças e adolescentes que moram na região compreendida pelos bairros Água Branca 1, 2 e 3, em Araçatuba. É nesse dia que eles são recebidos de braços abertos pelos professores e alunos do Unisalesiano e pelos casais da comunidade salesiana local, que dedicam parte de seu tempo a atividades recreativas e esportivas com o grupo formado por mais de 100 jovens.

Trata-se de um programa social chamado Oratório Dom Bosco, realizado na Paróquia São Francisco e Santa Clara, no bairro Água Branca 3. As atividades realizadas pelos membros do Unisalesiano são coordenadas pelo pró-reitor acadêmico da instituição, André Luís Ornellas.

Desde abril de 2016, as crianças e adolescentes são beneficiados com acesso ao esporte, por meio da Escolinha de Futebol, e atividades lúdicas e recreativas, que englobam as aulas de bijuterias, pintura em tecido, biscuit, além do balé, violão e teclado.

As atividades acontecem das 14h30 às 16h30, sempre com uma acolhida feita por um padre ou pelos próprios professores. Depois das aulas, elas ganham lanches.

Para garantir um conforto e bem-estar dos alunos, o Reitor do Unisalesiano, padre Luigi Favero, afirmou que a instituição investiu na parte de infraestrutura do local. “Hoje, podemos dizer que o espaço está duplicado, todo coberto e com pintura. Um ambiente bonito para as atividades de cunho religioso, esportivo, recreativo e artesanais”, frisou.

O profssor de Educação Física da universidade, Ivo Pedon, comentou que antes do início do programa as pessoas estavam desassistidas, mas agora conseguem enxergar uma realidade melhor. “Nós procuramos mostrar a eles o amor de Dom Bosco para com os jovens, pregando sempre o respeito. Percebi que eles melhoraram muito depois que passaram a frequentar o Oratório”, ressaltou.

Já o pró-reitor Acadêmico afirma que a função da universidade dentro desse programa é apoiar o Oratório dentro da filosofia salesiana, mostrando aos alunos e professores a importância do voluntariado. “Na questão acadêmica, falamos teoricamente. Lá no Oratório aplicamos o valor do voluntariado”, definiu.

O próximo passo do Unisalesiano é a criação de uma sala de cinema no Oratório para ser inaugurada em 12 de outubro deste ano, quando é comemorado o Dia das Crianças. “Estamos fazendo uma campanha interna para que isso seja concretizado”, concluiu Ornellas.

 

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here