Araçatuba

Programa Abrace o Verde é apresentado em nova versão

Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura de Araçatuba apresentou uma versão reformulada do Programa Abrace o Verde, que busca atrair adotantes de espaços verdes em Araçatuba.

O evento ocorreu no Paço Municipal. Na ocasião, foi apresentada a Cartilha do Abrace o Verde, que contém todas as características do programa. Empresa e adotantes, que no passado faziam parte do programa, foram convidados a fazer uma nova adesão, com novo documento, novo prazo, novas regras, para que o adotante tenha a visibilidade das marcas e reconheça a importância de cumprir as regras de adoção.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), Petrônio Pereira Lima, da SMMAS, engrandeceu o trabalho realizado pela senhora Zoraide Marques, que há mais de 19 anos cuida da praça Seisaburo Ikeda (bairro jardim Guanabara). “Todos deveriam seguir o exemplo da dona Zô que cuida da praça com o maior carinho, merece todo reconhecimento por seu trabalho maravilhoso. Além disso, contamos com a colaboração das empresas e demais interessados a cuidar de nossos canteiros, parques e outras áreas verdes”.

Segundo o secretário, inicialmente são disponibilizadas 30 praças para adoção, com exceção da praça Rui Barbosa, no centro da cidade, e da praça Seisaburo Ikeda, no Jardim Guanabara. Para os canteiros centrais de avenidas, a SMMAS sugere que sejam colocadas plantas com o mesmo paisagismo, para que sirva como identificação das principais vias da cidade.

O vereador Jaime José da Silva, que no ato representou a Câmara Municipal, considerou fundamental o envolvimento da população para o bom andamento do projeto. “Parabenizo ao secretário e toda a administração pela retomada do projeto, é uma peça completa, com começo, meio e fim, e conta com o que é mais importante: a participação da sociedade que tornará a realização dos objetivos aqui propostos. Precisamos fazer jus ao termo cidadania através desses projetos”.

 Edna Flor, vice-prefeita municipal, agradeceu às pessoas que já realizam, voluntariamente, o trabalho de revitalização de praças de Araçatuba. “As iniciativas já acontecem por mãos como a da dona Zô, que há tantos anos conserva a praça do Guanabara. Há coisas que acontecem além das leis, das formalidades. Mas também é muito importante quando há a lei e assegura a legitimidade do ato”.

Dilador Borges cumprimentou o trabalho das secretarias envolvidas no projeto e disse que conta com os representantes das empresas, instituições e iniciativa individual para o sucesso do projeto. “Cuidar as praças, das áreas verdes do município, é uma questão social. Queremos reproduzir esse modelo tão cuidado pela dona Zô. Tenho certeza que todos os que estão aqui têm o desejo de auxiliar a administração a resolver um de nossos problemas crônicos: manter nossas praças bem cuidadas”.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de instituições, empresas, ONGs, Conselho Municipal de Meio Ambiente. Também fez parte da mesa de autoridades a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Deomerce Damasceno.

 

Da Redação – Araçatuba

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here