Cidades

Neblina muda cenário de Araçatuba e fecha aeroporto

Quem acordou mais cedo na quarta-feira (28) em Araçatuba, seja para levar os filhos na escola, trabalhar, fazer atividades físicas ou por algum outro motivo, deve ter percebido a neblina que cobria grande parte da cidade. O fenômeno é incomum nesta época do ano, já que a incidência é maior perto do outono e inverno.

Logo cedo, por volta das 5h30 da manhã, uma densa camada de névoa já podia ser percebida por ruas e avenidas da cidade. O Aeroporto Dario Guarita ficou fechado para pousos e decolagens aproximadamente por três horas. O primeiro voo da Azul Linhas Aéreas, companhia que opera no município, deveria ter decolado com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, às 5h30.  Por conta da neblina, o voo sofreu um atraso de três horas, decolando apenas por volta das 8h10.

Já nas ruas o cenário era parecido com o inverno europeu. A única diferença era o calor, que apesar de tímido, era perceptível desde as primeiras horas da manhã. A Avenida João Arruda Brasil, na altura do bairro São Joaquim, ficou coberta pela neblina. Muitos motoristas reduziram a velocidade e redobraram a atenção.

Na área central, o cenário foi bem parecido. O topo dos prédios ficou escondido em meio à nuvem de fumaça branca ocasionada pelo fenômeno. Na Praça Getúlio Vargas, algumas pessoas se arriscaram e continuaram fazendo a caminhada de todos os dias, mesmo sem enxergar muito bem.

Na rodovia Marechal Rondon (SP-300), de acordo com a Polícia Rodoviária, a neblina também atingiu vários pontos da via. Apesar disso, nenhum acidente foi registrado até as nuvens se dissiparem.

EXPLICAÇÃO

A neblina é um fenômeno atmosférico causado pela condensação da umidade presente no ar em forma de vapor. Quando o solo está úmido, em razão principalmente das chuvas, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água.

Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar-se, formando a fumaça branca.

Quando a neblina é muito densa, vários problemas acontecem, a exemplo do aumento do número de acidentes nas estradas e o cancelamento de voos. Por isso, é preciso sempre estar alerta, principalmente quando se está ao volante, procurando seguir as normatizações de trânsito, como trafegar em baixa velocidade, manter o farol baixo ligado e nunca acionar o farol alto e nem o pisca-alerta.

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here