Araçatuba

Santópolis do Aguapeí realiza neste domingo, evento em prol do CTO de Araçatuba

Santópolis do Aguapeí realiza neste domingo o primeiro grande evento regional em prol do Centro de Tratamento Oncológico, unidade especializada da Santa Casa de Araçatuba para tratar todos os tipos de câncer. O serviço é referência para 40 cidades da região de Araçatuba e atende em média 100 novos casos por mês.

A partir das 11 h, no Clube de Rodeio acontecerão almoço, show de prêmios e leilão de gado. A renda será integralmente doada para a compra de um tomógrafo computadorizado para uso exclusivo de pacientes que fazem tratamento de câncer. O equipamento custa em torno de R$ 1 milhão e será útil para dar dinâmica aos tratamentos.

O valor arrecadado por Santópolis será a primeira quantia que será reservada para a aquisição. A direção da Santa Casa espera contar com as demais cidades da região para completar a quantia necessária à compra e instalação do equipamento.

O evento em Santópolis do Aguapeí  está sob coordenação da Prefeitura Municipal que mobilizou toda a população e conta com apoio da Câmara Municipal e o comércio da cidade. Com aproximadamente 5 mil habitantes, Santópolis tem na Santa Casa de Araçatuba referência para tratamento de câncer e todas as demais especialidades de média e alta complexidades, incluindo urgência e emergência.

De acordo com os organizadores do evento até sexta-feira já haviam sido vendidos 600 convites para o almoço e 800 cartelas para o show de prêmios. Quem quiser participar poderá comprar os convites e cartelas na hora do evento.

O ponto alto da promoção beneficente será um leilão de 30 bovinos dentre machos, fêmeas e bezerros. Os animais foram doados por criadores de Santópolis e região.

A comissão organizadora também conseguiu a doação de boa parte dos itens que serão usados na preparação do almoço através de um arrastão realizado no final de semana passado, que arrecadou ainda 1,2 toneladas de alimentos que foram doados para a Santa Casa. A direção do Supermercados Rondon, de Araçatuba doou verduras, legumes e embutidos para o almoço.

A promoção também conta com o apoio da Rádio Clube FM, que está veiculando a campanha publicitária gratuitamente.

Vários prefeitos e vereadores da região foram convidados para participar do evento. O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges e o presidente da Câmara, Rivael Papinha confirmaram presença. Ambos defendem o mesmo objetivo da nova diretoria do hospital, que através do provedor Carlos Joaquim Rodrigues já tornou pública a meta de mobilizar os prefeitos da região para contribuírem com o centro de tratamento de câncer da Santa Casa de Araçatuba.

Há dois anos, o hospital é a referência do SUS para tratar pacientes dos 40 municípios da região. Além de tratamento completo e especializado oferecido aos pacientes com câncer dessas cidades, o hospital também é referenciado para receber os pacientes regionais para vários tratamentos especializados

Tomógrafo Computadorizado

A ajuda para o hospital comprar um tomógrafo para uso exclusivo do CTO foi acertada em outubro de 2017, ocasião em que o prefeito Haroldo Pio (PV) os vereadores Olívio de Carvalho (PV, Marcos Willian Flauzino(DEM) e Eder Socorro dos Santos (DEM); a secretária ajunta de Saúde, Cida Soares e os comerciantes Cleber Henrique e Valdecir Fernandes Teixeira, estiveram no hospital e se colocaram à disposição da diretoria da Santa Casa de Araçatuba para ajudar

O hospital possui dois tomógrafos para atender toda as demandas. “Um tomógrafo para o CTO, é fundamental para monitoramos os pacientes nas várias etapas do tratamento. Através desse exame, os médicos têm informações exatas para a continuidade do tratamento, mudança de conduta ou definir uma nova cirurgia, em caso progressão do quadro. A rapidez é um forte aliada no tratamento de um paciente com câncer”, explica o  oncologista clínico Paulo Eduardo de Souza, coordenador do CTO.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here