Home Cidades Araçatuba Aprovado atendimento especial para deficientes 

Aprovado atendimento especial para deficientes 

3 tempo de leitura
0
0
14

DA REDAÇÃO ARAÇATUBA

A Câmara de Araçatuba aprovou, na última segunda-feira, projeto de lei do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR) que obriga agências bancárias a utilizarem avisos sonoros para atendimento a pessoas com deficiência visual. A medida ainda depende de sanção do prefeito Dilador Borges (PSDB) para virar lei. Segundo a Prefeitura, o Executivo deve receber o projeto aprovado em uma semana e, no prazo de 15 dias, manifestar-se.

Se o texto for sancionado, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras de Araçatuba terão 120 dias para se adequar à norma. Os aparelhos deverão informar a senha numérica ou eletrônica às pessoas cegas.

A matéria prevê ainda, aos estabelecimentos que descumprirem a regra, notificação do Procon para que a regularização seja feita em, no máximo, 30 dias, sob risco de penas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Para apresentar o projeto, Batata se amparou no Estatuto da Pessoa com Deficiência, sancionado em 2015, que estabelece o cuidado destinado a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e à cidadania.

De acordo com a justificativa da proposta, a utilização de avisos sonoros permitirá a identificação da senha pela pessoa com deficiência visual, evitando, assim, que ela perca o momento de ser atendida pela impossibilidade de visualizar o número no painel. Ontem, ao falar com a reportagem, Batata disse que apresentou esse projeto após ser procurado por duas pessoas deficientes em seu gabinete. “Elas me relataram que sempre precisavam do apoio de alguém para ir aos estabelecimentos e bancos”, disse ele.

LOTÉRICAS

A ideia original de Batata seria estender essa medida às casas lotéricas também. Entretanto, esses serviços pediram um prazo maior para análise das condições de execução. Procurada por O LIBERAL REGIONAL para comentar o assunto, a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) informou que não comenta projetos de lei antes de serem sancionados.

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…