Cidades

Shows e rodeio marcam os 69 anos de instalação do município

Nesta terça-feira (27), o município de Bento de Abreu está comemorando 69 anos de instalação. Para comemorar a data, nesta terça-feira serão dois shows: Banda Metrô e Facmol, de Pereira Barreto. A partir de quarta-feira será desenvovido o rodeio no antigo recinto de festa. O rodeio vai até o fim de semana. Na quarta-feira, não terá cobrança de ingresso.

O município de Bento de Abreu foi fundado em 24 de Julho de 1926, quando os primeiros agricultores e comerciantes chegaram à região, no município de Araçatuba. Chegaram pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, atraídos pela fertilidade do solo, que os levava a prever muito progresso para o lugar. Iniciada a derrubada das matas e a construção das primeiras casas, foi o lugarejo se formando. O primitivo nome das terras era Alto Pimenta.

Entre os colonos que chegaram, destacou-se o italiano Geremia Lunardelli, um dos maiores plantadores de café de todos os tempos, no Brasil, e que determinou o primeiro nome do lugar, a saber, Patrimônio Lunardelli e posteriormente chamado de Albinópolis. Porém, foi com o nome de Alto Pimenta que foi elevado a Distrito de Paz, pelo Decreto. nº 5.888, de 25 de abril de 1933.

Foi elevado a Município pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, com o nome de Bento de Abreu, por escolha de seus habitantes em 1948, quando da criação do município, emancipado de Valparaíso. Foi uma homenagem a Bento de Abreu Sampaio Vidal, à época, deputado estadual de fundador de diversas cidades, como Marília.

A instalação do município foi no dia 27 de março de 1949. Bento de Abreu, pertence à Comarca de Valparaíso.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here