Araçatuba

Neurologista aborda TDAH em palestra

O médico neurologista Sérgio Irikura ministra no próximo sábado (07/04) a palestra “Conversando sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”. O evento é aberto ao público e tem como objetivo a disseminação de informações sobre o TDAH. Promovida pelo IAS (Instituto Apoio Social), essa será a segunda palestra que a entidade realiza neste ano, e em parceria com a Unip (Universidade Paulista). O evento ocorrerá no anfiteatro do campus de Araçatuba. A parceria existe desde 2003.

Segundo definição da Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico, de origem genética, de longa duração, persistindo por toda a vida da pessoa. Apesar de não ter cura, Sérgio Irikura explica que com acompanhamento multiprofissional existe o “controle clínico, com melhora importante na qualidade de vida da criança”.

Na visão do neurologista, infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação ao tema proposto. “Há ignorância de conhecimento sobre o transtorno, cujo diagnóstico é baseado em critérios clínicos estipulados pela Organização Mundial da Saúde”, completa Irikura, ressaltando a importância do evento de sábado.

E como pais e educadores devem lidar com a criança que apresenta o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade? Para Sérgio Irikura, o primeiro passo é buscar informação sobre o assunto. “Isso porque o TDAH não acompanhado predispõe à associação de outros transtornos, como o transtorno de uso/abuso de substância ilícitas”, afirma o especialista. Estima-se que de 4% a 6% da população em idade escolar pode apresentar quadro de TDAH.

Serviço

  • O quê: palestra “Conversando sobre o Transtorno de Déficit de 
  • Atenção e Hiperatividade”
  • Quem (Palestrante): Médico neurologista Sérgio Irikura
  • Quando: 07 de abril, a partir das 9h
  • Local: Auditório da Unip em Araçatuba – Avenida Baguaçu, 1939
  • Entrada: 1 quilo de alimento não perecível, que será doado a uma entidade beneficente de Araçatuba

Da REDAÇÃO – Araçatuba

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here