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Musculação: como fazer exercícios sem prejudicar os joelhos

Sentir dor nos joelhos é impeditivo para a prática de exercícios? A resposta é não. As atividades físicas ajudam a fortalecer a musculatura e, consequentemente, auxiliam na melhora de quadros crônicos nas articulações. No entanto, é preciso que os exercícios sejam orientados pelo médico e feitos com cautela, pois a sobrecarga inadequada pode causar a piora de patologias diversas – como a lesão de menisco, por exemplo.

Praticando exercícios e preservando os joelhos

Os movimentos errados e as posturas inadequadas podem sobrecarregar seriamente o joelho, uma das articulações do corpo humano que mais sofrem diariamente por conta de sua intensa mobilidade.

Quando realizados corretamente, as atividades físicas – inclusive a musculação – têm o poder de fortalecer a região da articulação e torná-la mais protegida. Se há a presença de alguma disfunção local, é indispensável conversar com o médico antes de começar qualquer prática esportiva – essa é a primeira e principal dica.

Entre os exercícios mais recomendados estão:

Natação: por ser uma atividade aquática, livra as articulações de impactos. No entanto, os movimentos que requerem força e flexões intensas ou constantes requerem cuidado redobrado. Tomando este cuidado, é uma excelente opção de atividade para praticar mesmo com a presença de disfunções articulares.

Hidroginástica: altamente recomendada, a prática da hidroginástica não causa impacto articular. A água relaxa o corpo e também reduzem o trabalho dos músculos e da articulação. Os exercícios aquáticos também são indicados para quem em fase de recuperação de uma lesão.

Musculação: excelente para fortalecimento, deve ser realizada sob a liberação médica e com supervisão de um profissional habilitado. Cada quadro médico exige uma rotina de exercícios, e isso vai ser definido pelo médico, que avaliará as causas da dor ou lesão no joelho, caso ela exista, e como praticar a musculação sem agravar a situação.

Portanto, esteja atento: se você sente dores no joelho ou tem lesões na articulação, só pratique exercícios com autorização médica.

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