Três Lagoas

CCZ realiza levantamento da população canina e felina

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), numa ação conjunta com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), inicia na segunda-feira (7) o cadastro de todos os animais de estimação da população urbana e rural do município de Três Lagoas.

“A atualização do levantamento e cadastro de todos os cães e gatos se faz necessário para melhor programarmos nossas ações de controle e prevenção de doenças, que afetam nossos animais de estimação e também a saúde da população de Três Lagoas”, explicou o coordenador do CCZ, médico veterinário Hugo Nogueira Faria.

Nesse levantamento cadastral, o ACS estará preenchendo uma ficha específica, onde constará o nome do animal, espécie (cão ou gato), sexo, data de nascimento, pelagem, nome do proprietário e CPF, endereço, bairro, telefone para contato e data do cadastro.

Como explicou o coordenador do CCZ, “o número do CPF será importante neste cadastro para atualização das informações no sistema de informática que estamos criando no CCZ para obtenção de informações relativas à saúde e posse responsável dos animais de estimação”.

A população também pode colaborar, espontaneamente, “nos fornecendo por telefone essas mesmas informações que deverão constar na ficha do seu animalzinho de estimação”, informou o veterinário Hugo.

O cadastro de animais de estimação poderá ser feito pelo telefone (67) 3929-1803, no expediente de atendimento à população, ou seja, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às17h.

CASTRAMÓVEL
Este levantamento para nova contagem de animais de estimação também tem a finalidade de “programarmos as atividades da unidade móvel, recentemente adquirida pela Prefeitura de Três Lagoas, o Castramóvel, para as ações de atenção e prevenção da saúde dos animais de estimação”, observou o médico veterinário do CCZ.

O “Castramóvel” é uma unidade devidamente equipada em um trailer itinerante para atender à população dos bairros e da zona rural, que não possuem condições de se deslocar até o CCZ.

Esta unidade móvel do CCZ de Três Lagoas foi oficialmente entregue à população pelo prefeito Angelo Guerreiro e a secretária de Saúde, Angelina Zuque, na 2ª Expo Saúde, na Praça Senador “Ramez Tebet”, no dia 7 de abril.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here