Araçatuba

Jornalista de Araçatuba estará na cobertura da Copa do Mundo na Rússia

A lista de convocados para a Copa do Mundo tem um araçatubense, nascido e criado na Rua Maria Madeu Falco, no Jardim Presidente. Se você pensou em algum jogador chamado pelo técnico Tite para a Seleção Brasileira, pensou errado. Ele é jornalista e neste ano de 2018 completa 15 anos como repórter de TV.

Jackson Pinheiro da Silva, 35, é um dos integrantes da equipe do canal esportivo pago Fox Sports designado para a cobertura da Copa do Mundo da Rússia, que começa no dia 14 de junho. Mas como toda cobertura jornalística, o trabalho de Jackson vai começar bem antes disso, e ele já embarca para a Rússia nesta segunda-feira, 28, para dar início aos trabalhos. Jackson ainda não sabe qual seleção irá cobrir, mas já foi informado pela direção do canal que sua base de trabalho será a cidade de Moscou, capital russa. “Temos uma grande equipe que vai pra Rússia, teremos programas ao vivo feitos de Moscou, de Sochi, tem muita surpresa. Vou ficar em Moscou, mas devo viajar para jogos e treinos, devo fazer toda a parte de comportamento, e do dia a dia da Seleção que eu for designado a cobrir”, contou Pinheiro.

O jornalista araçatubense vai para sua segunda cobertura de Copa do Mundo. Em 2014, Pinheiro trabalhou em 6 jogos do Mundial realizado no Brasil, sendo um deles a partida entre Brasil x Colômbia, pela fase quartas de final, vencida pela Seleção Brasileira por 2 a 1. O repórter do Fox Sports diz se sentir muito feliz e realizado fazendo parte da cobertura do maior evento esportivo mundial. “Como jornalista, repórter que atua na área esportiva, estar indo para a segunda Copa é motivo de orgulho, é o principal evento do Mundo. Me faz olhar lá para trás e me vem um sentimento muito grande de gratidão pelas pessoas que me ajudaram a realizar este sonho”, disse.

Pinheiro conta que, quando criança, sua primeira lembrança de Copa do Mundo é de 1986, quando colecionava figurinhas. Mas é da Copa de 1990 que ele se recorda dos primeiros jogos. “Lembro do sucesso de Camarões, dos jogos do Brasil, da derrota pra Argentina, meu irmão chorou muito neste jogo, ele tinha comprado uma camisa do Brasil pra Copa, isso me marcou demais”, lembra.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
Filho de Aparecida Lourdes Arrogo Silva e Osmar Pinheiro da Silva (o popular Jabá), ambos moradores de Araçatuba até hoje, Jackson Pinheiro cursou Jornalismo na Unitoledo, e tem um extenso currículo de serviços prestados ao jornalismo local, tendo passado por veículos como a antiga Rádio Difusora AM, além de emissoras de TV como a antiga TVI (atual SBT Interior) e TV Tem – nesta última, trabalhou por 8 anos entre 2004 e 2012.

Sua primeira oportunidade de trabalho na área esportiva se deu no SporTV, em 2013, quando participou da cobertura da Copa das Confederações, evento futebolístico realizado no Brasil. Logo depois, surgiu o convite para trabalhar no Fox Sports, e Jackson viu no novo canal que surgia no Brasil, uma boa oportunidade para crescer profissionalmente. “Eu não pensei duas vezes, aceitei o convite. Estou no meu quinto ano de Fox Sports. Era um canal que estava começando no Brasil e eu vi ali uma oportunidade também de crescimento na minha carreira, e deu tudo certo. Lá eu cobri Copa do Mundo, fiz os jogos de vôlei da Olimpíada do Rio de Janeiro, já fiz 3 vezes o Rali Dakar, faço transmissões da Fórmula E, além de participar da cobertura de eventos como a Copa Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, o Campeonato Brasileiro, dentre outros”, contou.

Jackson relata bastante emocionado que quase desistiu da carreira de jornalista ainda na faculdade, por não ter dinheiro para as mensalidades do curso. “Assim que eu consegui o estágio na TV eu consegui uma bolsa da Unitoledo e com isso eu consegui terminar o curso, mas antes disso trabalhei em uma farmácia e quase fiquei pelo meio do caminho”, disse emocionado.

BRASIL ENTRE OS FAVORITOS
Para Jackson Pinheiro, o Brasil é um dos favoritos para a Copa, mas tudo vai depender de como Neymar, o camisa 10 do time, vai estar fisicamente. “O Brasil chega à Copa pelas peças e pelo treinador que tem, como um dos favoritos à conquista. O Neymar estando 100% fisicamente, o Brasil vai para as cabeças, tudo vai depender disso”, afirmou.

O jornalista também elegeu França, Bélgica, Alemanha, Argentina e Portugal como os principais adversários da Seleção de Tite na tentativa do hexacampeonato. “A França tem um elenco interessantíssimo, a Bélgica é eterna promessa, mas tem grandes jogadores, a Alemanha é a atual campeã, Argentina e Portugal eu coloco por ter os dois melhores jogadores do Mundo”, elencou Pinheiro.

Da Redação

Comment here