Cidades

Crianças participam de “Bate-papo na mata”

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Ecosinbi, em parceria com a JCV Empreendimentos Imobiliários, realizou o “Bate-Papo na Mata”, no Parque Ecológico Doutor Nelson José Gonçalves da Cruz, localizado no Residencial Quinta da Mata, em Birigui.

A ação envolveu 20 atendidos do Instituto Pró-Criança, braço-social do Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi). Elas receberam orientações do biólogo Márcio Soares sobre a importância de se ter árvore, como plantar e cuidar.

Durante a atividade houve o plantio de 20 árvores, de espécies nativas, tais como ingá, ipê, novateiro, pau-brasil, aroeira, entre outros. O mais importante desse tipo de ação, segundo o biólogo, é a vivência proporcionada aos pequenos, que levarão informações para casa e incentivarão os pais. Para ele, a partir disso, onde as crianças encontrarem uma árvore, olharão com outros olhos.

“Existe um déficit muito grande de árvores, a maioria das casas em Birigui não tem e justamente quando se vai estacionar o carro, as pessoas vão procurar a árvore do vizinho. Falta iniciativa do poder público ao incentivo de plantio das mudas, conscientização da população e a própria correria do dia a dia faz com que as pessoas não pensem muito nisso. Outra coisa que a gente vê acontecer é que algumas pessoas até evitam de ter árvore para não ter sujeira e trabalho”, analisa Soares.

O especialista explica que entre as várias vantagens, a arborização contribui para proporcionar temperaturas mais agradáveis. Ele lembra, por exemplo, que ao atravessar o Bairro Paineiras, em Birigui, sente-se outra temperatura, de dois à três graus a menos, por conta da boa arborização da região.

Além do plantio e aprendizado, as crianças puderam fazer uma caminhada numa trilha ecológica existente no local com tema do filme “Parque dos Dinossauros”, que possuem estátuas no formato dos répteis pré-históricos, confeccionadas em fibra. A criançada também foi presenteada pelo empreendimento Quinta da Mata com um kit torcedor da Copa do Mundo.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here