AraçatubaCidades

FALAR AO CELULAR DURANTE CARREGAMENTO PODE SER PRÁTICA FATAL

Uma prática muito comum entre os brasileiros, mas que pode até mesmo levar à morte: usar o aparelho celular enquanto ele carrega pode trazer diversos riscos, inclusive de choque elétrico. Nos últimos anos, no Brasil, várias pessoas morreram por conta disso. É essencial tomar algumas precauções.

Não é difícil andar pelas ruas e descobrir que esse hábito já faz parte da vida dos brasileiros. A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL permaneceu aproximadamente 15 minutos no Calçadão de Araçatuba ouvindo a população sobre o tema. Das quatro pessoas entrevistas, duas delas sabiam do risco e, por isso, evitam usar o celular enquanto ele carrega. As outras duas também têm ciência sobre os fatores, mas mesmo assim acabam utilizando.

“Eu tenho medo de acontecer alguma coisa, de explodir”, disse uma moradora.

“Eu deixo ele desligado enquanto carrega, por que sei que é perigoso usar desse jeito”, contou um rapaz.

Às vezes eu fico com receio, mas acabo usando assim mesmo, ligado na tomada”, revelou uma mulher.

É perigoso, mas a gente vai fazer o que? Precisamos usar o celular toda hora”, disse outra jovem.

No início do mês de junho, o estudante Iago Aguiar Mendes, de 16 anos, morreu ao tomar um choque elétrico dentro da escola onde estudava no segundo ano do ensino médio de um colégio em Tianguá, no noroeste do Ceará.

O rapaz assistia a uma aula de Informática quando plugou o carregador em um dos computadores da sala. Em determinado momento, o celular da vítima tocou e ao atender a vítima acabou recebendo uma descarga elétrica, não resistindo aos ferimentos.

Há 15 dias, um caso muito parecido aconteceu em Araçatuba. Um enfermeiro tomou um susto após o celular dele explodir dentro do bolso da calça que vestia. O homem contou que tirou o aparelho, que estava carregando na tomada, e colocou no bolso enquanto escovava os dentes. Neste momento, o equipamento explodiu, queimando a calça e a perna dele.

DICAS
Para o engenheiro eletrônico Márcio Henrique Gimenez Cardoso, vários fatores agem sobre o aparelho enquanto ele carrega direto na tomada. ” Devido à tecnologia que a gente usa hoje nos carregadores, eles acabam sendo apropriados para aquela finalidade de carga. Toda vez que você está falando ao celular junto com o carregador, pode ocorrer uma falha”, informou.

Os fatores técnicos, segundo o engenheiro, também são determinantes. ” Esses fatores técnicos do equipamento podem ocasionar esses acidentes que estão ocorrendo nos últimos tempos”, concluiu.

Para manter a própria segurança, a dica é sempre tomar algumas precauções simples, mas que podem fazer toda a diferença no cotidiano, como por exemplo, não manusear, fazer ou usar fones de ouvido enquanto o celular estiver carregando. Outra dica importante é sempre utilizar carregadores originais e comprá-los em lojas confiáveis, além de dar prioridade a aparelhos originais e feitos para a marca e modelo do seu celular.

Vitor Moretti

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here