Araçatuba

WI-FI ARAÇATUBA CHEGA AO TERCEIRO ANO E COM EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO

O programa Wi-fi de graça em Araçatuba completa neste mês de julho três anos de funcionamento. Nesse período, os pontos de rede de acesso gratuito à internet aumentaram por todo o município e a intenção da Prefeitura é continuar fazendo novas instalações.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL foi às ruas e percorreu alguns desses pontos para verificar a qualidade do sinal e se realmente ele estava funcionando. O primeiro local visitado foi a praça do bairro Paraíso. Lá existe uma placa que anuncia a existência do wi-fi de graça, mas no dia em que nossa equipe compareceu não havia conexão.

De acordo com Leônidas Rodrigues Neto, diretor do Departamento de Tecnologia da Prefeitura, o local sofreu com a ação de vândalos recentemente.

“A praça do Paraíso é um ambiente antigo de instalação. A parte elétrica foi danificada por alguma pedra ou outro objeto que foi lançado lá. Nós já comunicamos a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) e também a empresa responsável pelo wi-fi. Estamos mudando os equipamentos, mais atualizados, a fim de aumentar o número de roteadores e a cobertura de sinal”, informou.

Do bairro Paraíso, o jornal O LIBERAL REGIONAL foi até o Zoológico Municipal Doutor Flávio Leite Ribeiro. O sinal de wi-fi por lá foi instalado mais recentemente. Em 2016, o local ainda não contava com a novidade, mas era uma promessa da administração municipal de que o serviço chegasse o mais rápido possível.

O teste foi feito e a internet estava funcionando perfeitamente e com bastante rapidez. Funcionários do zoológico informaram que eles só usam o wi-fi de graça, por conta da qualidade do sinal. O único problema enfrentado por ali é com a antena, já que os macacos acabam subindo nela e, algumas vezes, danificam o aparelho roteador.

Depois da segunda parada, a viagem seguiu para o Centro Comunitário do bairro Atlântico, zona norte do município. Por lá, a criançada consegue se conectar de vez em quando. O sinal existe, mas a Prefeitura reconhece a variação na conexão.

“O sinal foi transferido para a Unidade Básica de Saúde do bairro Atlântico. Realmente, lá existe uma situação intermitente. Nós já abrimos um chamado técnico e a empresa vai verificar a situação no local”, complementou Leônidas.

Os outros pontos visitados pela reportagem foram: Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, Prefeitura, rodoviária, Atende Fácil e Praça Rui Barbosa, que foi o primeiro lugar da cidade a receber o programa. Em todos os locais, a internet funciona normalmente.

MONITORAMENTO

O setor de tecnologia da Prefeitura possui monitoramento 24 horas por dois televisores. De lá, os técnicos conseguem verificar se todos os 19 pontos de instalação de wi-fi estão funcionando ou apresentando algum tipo de problema. Além disso, os funcionários possuem a informação de quantas pessoas estão conectadas em tempo real nos locais e qual é a velocidade média da internet usada.

O diretor do Departamento de Tecnologia explica ainda que o serviço disponibiliza 2MB (megabytes) para cada usuário. Com isso, o morador consegue utilizar aplicativos de troca de mensagens e outros tipos de sites, caso precise em um momento que não dispõe, por exemplo, de um sinal 3G ou 4G.

NOVAS INSTALAÇÕES

Atualmente, a Prefeitura conta com 19 instalações do wi-fi de graça na cidade, mas quer chegar a 24 pontos no município. O mais recente foi inaugurado no dia primeiro de Julho na praça Cecap, perto do Recinto de Exposições. O próximo local a ser beneficiado será o bairro São José onde o sinal já está funcionando em caráter experimental.

“A nossa previsão depende da viabilidade técnica, ou seja, da fibra óptica lançada. Dentro disso, esperamos atender o 24° ponto até o final deste ano”, finalizou.

COMO USAR

O procedimento para quem deseja fazer o cadastro consiste em acessar as configurações do celular e procurar pela opção de sinal. O nome que aparecerá na tela é “WI-FI ARAÇATUBA”. Em seguida, basta clicar e aguardar alguns segundos. O sistema irá direcionar o usuário para uma aba, pedindo uma senha para o acesso. Quem estiver utilizando pela primeira vez o sistema deve preencher alguns dados pessoais, além do número do celular. Após a finalização do cadastro o usuário irá receber uma mensagem de SMS contendo a senha para ter acesso ao Wi-Fi.

Ao repetir o procedimento inicial para encontrar a rede de internet gratuita da praça, basta inserir a senha e o celular já estará conectado ao serviço. Quem colocar o número telefônico errado ou ter qualquer tipo de problema durante o processo de cadastramento basta procurar o setor de tecnologia da Prefeitura para que a situação seja resolvida.

Vitor Moretti – Araçatuba

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here