Cidades

SAÚDE DE REALIZA FAZ PREVENÇÃO CONTRA LEISHMANIOSE

A equipe da Secretaria de Saúde de Nova Independência está realizando a Semana Estadual de Prevenção à Leishmaniose. O trabalho começou na segunda-feira (6) e termina nesta sexta-feira (10). A campanha que acontece em todo o Estado de São Paulo, tem como principal objetivo conscientizar os munícipes por meio de palestras ministradas em escolas da rede municipal, sobre os perigos em acumular matérias orgânicas nos quintais das residências e os cuidados com os animais de estimação, no intuito de evitar a transmissão da Leishmaniose.

Estiveram presente no evento os agentes ACS (agente comunitário de saúde) agentes de Vetores, Vigilância Sanitária e o Médico Veterinário do município.

A leishmaniose canina, também conhecida por calazar, é uma zoonose, ou seja, atinge os animais e os humanos. É causada por diferentes espécies de protozoários do gênero Leishmania, transmitidos aos homens e animais por meio de um mosquito chamado flebótomo, popularmente conhecido como mosquito-palha, que está frequentemente presente em regiões quentes e úmidas.

A doença é transmitida pela picada de mosquitos-palha infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here