Araçatuba

GAMBÁ É ENCONTRADO EM PREFEITURA E MOBILIZA FUNCIONÁRIOS

Funcionários da Prefeitura de Araçatuba tiveram uma visita bem incomum na manhã de sexta-feira (10). Um filhote de gambá foi encontrado na parte externa do prédio da administração municipal, entre as caixas de ar-condicionado da sala da Secretaria de Assuntos Jurídicos. O fato atraiu a curiosidade não só dos servidores municipais, mas também de quem passava pelo terminal rodoviário do município.
A equipe do jornal O LIBERAL REGIONAL estava no local no momento que o animal foi descoberto. Funcionários chegaram logo cedo para trabalhar e quando foram abrir a janela se depararam com o gambá. Ele estava escondido no alto, em um lugar de difícil acesso, por esse motivo, equipes da Secretaria do Meio Ambiente foram chamadas para fazer a captura.
Antes disso, a visita inesperada atraiu a atenção de várias pessoas. Alguns servidores públicos tiraram fotos e filmaram o animal. Alguns passageiros que aguardavam seus ônibus na rodoviária também avistaram o bicho e tiraram fotos do pequeno visitante.
Os biólogos Marcelo Oliveira e Fernanda Andrade chegaram ao prédio alguns minutos depois de serem acionados e tiveram que usar uma escada para poder ter acesso ao local onde o gambá estava escondido. Com muita habilidade e em poucos segundos, Oliveira conseguiu fazer a captura com sucesso. O animal foi colocado em uma gaiola e depois solto em uma mata na zona rural do município.
Em entrevista, Fernanda disse que o gambá tem hábito noturno e pode ter parado ali durante a madrugada. “É cada vez mais comum nós encontramos esse tipo de animal na área urbana. Por isso, é muito importante que as pessoas não os matem. Quando alguém encontrá-lo é só acionar a Secretaria do Meio Ambiente que fazemos a captura e o soltamos em seu habitat”, informou a bióloga.
Ao lado da Prefeitura existe um pé de manga. Para os biólogos, provavelmente o gambá poderia morar ali. “Eles fazem o ninho nas partes ocas das árvores, então, é provável que ele ficava ali durante o dia e à noite saía, já que o gambá é um animal com hábitos noturnos”, complementou Fernando.
Antes de ser colocado dentro de um veículo e ser solto na zona rural, algumas pessoas fizeram questão de ver de perto o gambá e tirar mais fotos. Quem encontrar um desses animais pode telefonar para a Secretaria do Meio Ambiente, pelo número: (18) 3636-6550. A Pasta fica na Avenida Doutor Alcides Fagundes Chagas, 222, no bairro Aviação.

Vitor Moretti
Araçatuba

Comment here