Home Cidades Araçatuba Secretária de Saúde vai a Brasília para agilizar UPA e unidades básicas

Secretária de Saúde vai a Brasília para agilizar UPA e unidades básicas

3 tempo de leitura
0
0
16

Nesta semana a secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Guariente, participará de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília. No encontro estarão presentes vários titulares de pastas da saúde de municípios brasileiros. O objetivo é agilizar o processo de transformação dos prédios das duas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) construídos em Araçatuba, nos bairros Umuarama e Morada dos Nobres, para que se tornem UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Com a agilização deste processo, o município, enfim, poderá pleitear o credenciamento do Pronto Socorro da Rua Rosa Cury, no Bairro São Joaquim, inaugurado no mês de julho, como uma UPA.

Segundo Carmem Guariente, na prática o pronto-socorro já funciona como uma Unidade de Pronto-Atendimento. “Ele já é uma UPA, a nossa proposta é credenciá-lo agora no Ministério da Saúde para que a gente possa receber recurso do Governo Federal”, afirmou.

Ela explica que este processo de credenciamento só pode ser feito quando os prédios do Umuarama e do Morada dos Nobres virarem Unidades Básicas de Saúde. “Nós já encaminhamos os documentos para o Ministério referente à UPA do Umuarama, estamos aguardando agora a resposta do Ministério para que possa virar uma UBS, e por isso estarei nesta reunião, isso está demorando um pouquinho”, reconheceu.

Segundo Carmem, o prédio do Morada dos Nobres está em fase final de acabamento. “Já está terminando, e estamos já preparando os documentos para o Ministério da Saúde referente a esta UPA também, para que vire UBS. Somente após tramitar estes processos nós poderemos credenciar o Pronto-Socorro, porque aí passamos a receber recurso federal a mais para o atendimento de urgência e emergência”, completou a secretária.

Por conta dos trâmites no Ministério da Saúde, a Secretária Carmem ainda não dá prazo para que os processos sejam concluídos.

Diego Fernandes

Load More Related Articles
Load More By marcio123rocha
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Desvendando o Fenômeno: O sucesso Avassalador dos Jogos Crash no Brasil

Descubra como os jogos de Crash conquistaram o Brasil, oferecendo emoção e prêmios em site…