Três Lagoas

Agronegócio fortalece união entre proprietários rurais para plantação de cana-de-açúcar

A Prefeitura de Três Lagoas desenvolve ações para valorizar e incentivar os pequenos produtores do Município. A diretoria de agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea), intermediou a parceria entre sitiantes do Distrito de Arapuá e do assentamento Pontal do Faia para a doação e plantação de canas-de-açúcar.

Conforme o coordenador geral de gestão de políticas públicas do agronegócio, Célio Lopes de Barros, o sitiante Seige Hirade está doando centenas de pés de canas-de-açúcar para os assentados do Pontal do Faia, que viram a necessidade de cultivar a planta para futura alimentação do gado.

“Nós fomos procurados pelo senhor Jair Pinto, presidente da associação do Pontal do Faia, nos pedindo ajuda para resolver o problema de alimentação dos bovinos dos assentados neste período de estiagem. Assim, entramos em contato com o senhor Seige, que iria fazer o corte de seu canavial e, prontamente, decidiu doar toda a cana para eles”, explicou Célio.

Os produtores vão receber aproximadamente três toneladas de cana-de-açúcar, para replantar em suas propriedades. O presidente Jair Pinto recebeu com alegria a notícia da doação. “Estamos muito felizes com esta doação e agradeço em nome de todos os moradores do assentamento. Será muito importante para todos os sitiantes que têm seus rebanhos, pois, este plantio é uma forma de antecipar a alimentação complementar do gado, já prevenindo aos próximos períodos de seca”, disse Jair.

Célio afirma que a doação está sendo gradativa. A Semea entregou duas remessas que, estão sendo divididas entre os assentados interessados. As demais entregas acontecerão conforme a colheita.

A cana-de-açúcar, quando adequadamente utilizada, é uma excelente alternativa para melhorar a alimentação dos bovinos de corte e leite, principalmente nos períodos secos do ano. Além de ter alta produção por hectare, exige poucos tratos culturais, mantêm o valor nutritivo (principalmente energético) por longos períodos e é bem aceita pelos animais.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here