Araçatuba

Poesia de Vinícius de Moraes inspira exposição na biblioteca

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Era uma vez o “poetinha” e as crianças entrando no mundo da literatura. Esta é a relação que poderá ser observada no saguão da Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, em Araçatuba, pelo menos até sábado. 

Para o Felita (Festival Literário de Araçatuba), alunos da rede municipal de ensino produziram uma série de paneis com poemas de Vinícius de Moraes e representações desses escritos.

No projeto “Brincando e Aprendendo com Vinícius de Moraes”, as crianças tiveram acesso ao vasto universo literário do artista, mobilizado pela música, poesia e encenações. O objetivo é levar os estudantes a terem uma relação diferenciada com a linguagem e ampliarem seus vocabulários, tornando-se bons leitores.

O resultado de todo esse aprendizado pode ser conferido nos coloridos e alegres materiais espalhados nas paredes do saguão da biblioteca. É a grande oportunidade de o público conferir um pouco da poesia de Vinícius, apresentada, no festival, com toque infantil.

FEIRA

Outra atração que o festival traz neste ano é a feira do livro organizada no Ginásio Municipal Plácido Rocha. Pelo menos nesta semana, a principal praça esportiva da cidade estará transformada em uma arena cultura. A feira ali montada conta com estandes de livrarias locais e da Academia Araçatubense de Letras, onde há inúmeras obras de autores locais de diferentes épocas e estilos distintos. Em todos os espaços, os livros são vendidos com descontos.

Ainda no ginásio de esportes, estão previstos bate-papos com nomes da literatura convidados pelo município. Na sexta-feira, a abertura do evento foi marcada pela presença da youtuber Isabella Lubrano. Amanhã, quem conversará com o público será o escritor Jonas Ribeiro e, na sexta-feira, o também autor Ilan Brenman. No sábado, dia 29, haverá o show de encerramento “Coisas de Saci”.

Fora do ginásio esportivo, os festival conta também com intença programação no Complexo Cultura Bandeiras, onde fica a biblioteca. Lá, diariamente, são realizadas contação de histórias e, na quinta-feira, haverá a apresentação do projeto “Jovem Escritor”, realizado na biblioteca comunitária do bairro Hilda Mandarino, em que estudantes produziram um jornal com textos sobre Araçatuba.

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here