Araçatuba

Samar inaugura obra de abastecimento em Engenheiro Taveira

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com a presença de autoridades municipais, imprensa e moradores do bairro, a Samar inaugurou nesta quinta-feira (27) a obra que integrou Engenheiro Taveira ao sistema de abastecimento de água de Araçatuba pelo Rio Tietê.

Foram instalados pouco mais de 6 mil metros de extensão de rede adutora para ampliar o abastecimento do Rio Tietê até a região do bairro rural Engenheiro Taveira. Foram construídos também 6 poços de visitas.

O investimento feito pela empresa concessionária do serviço de água e esgoto de Araçatuba da ETA Tietê até Taveira foi de R$ 1,5 milhão.

O diretor técnico da Samar, Rondinaldo Lima, fala que antes o bairro sofria com muitos problemas por ser atendido por dois poços artesianos. “Há cerca de 3 meses iniciamos esta obra. Os dois poços ao longo do tempo foram perdendo um pouco sua capacidade. Tínhamos problemas com as bombas. Agora toda região já está recebendo a água do Rio Tietê e o sistema já está preparado para receber os novos habitantes que virão para cá”, afirmou Lima citando que o novo serviço de abastecimento já atende 3 mil moradores em Taveira e atenderá outras 7 mil pessoas que, nos próximos anos, vão morar no local, fomentando o crescimento da região.

O presidente do Grupo GS Inima Brasil, dono da Samar, Paulo Roberto de Oliveira, afirmou que após vários estudos a empresa concluiu que os poços que estavam sendo abertos para abastecer o local não possuíam demanda suficiente para a população atual, tampouco para um futuro crescimento. “Estamos trazendo para cá a mesma água, com a mesma qualidade, com o mesmo volume de atendimento de outros bairros de Araçatuba. Não podíamos ficar em um círculo vicioso de ficar abrindo poços e mais poços”, disse Oliveira, que confirmou que 100% da população de Taveira já está sendo abastecida pela ETA Tietê.

Motivo de comemoração para a dona de casa Elza Gomes Jardim, 66, moradora de Engenheiro Taveira há 19 anos. “Antes não podíamos beber essa água que a gente passava mal. Tinha que comprar água. Agora ficou mais fácil para eu lavar roupa, para cozinhar, para cuidar dos netinhos, está muito bom”, comentou.

Já a dona de casa Eurides Theodoro de Faria, 70, que mora em Taveira há 9 anos, afirmou que a água dos poços só foi suficiente durante um determinado tempo. “Quando eu mudei para cá a água era excelente, depois que fez o segundo poço foi que começou nossa dificuldade. Tínhamos dificuldade no banho, a água era salobra, criava sal envolta das torneiras, fora que levávamos muitos choques”, disse. Segundo Eurides, agora já está resolvido. “Falei com meu filho, nos últimos dias estou tomando banho e não sinto mais a sujeira na água e ela não dá mais choque”, completou.

Presente à cerimônia de inauguração da obra e ao lado de assessores, secretários e vereadores, o Prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, comentou sobre outras melhores para os moradores de Engenheiro Taveira a partir do trabalho realizado pela Samar. “Vai ser substituída a rede de esgoto. Depois de tudo pronto faremos também a pavimentação, vamos melhorar a iluminação. Sabemos que vai aumentar a população aqui. Entre Taveira e Araçatuba, temos mais de 10 mil lotes. Em um período muito curto esta região vai ser povoada e vai trazer o progresso, o emprego e todas as coisas que trazem qualidade de vida e que a sociedade espera”, disse.

Novos investimentos da Samar

Rondinaldo Lima, diretor técnico da Samar, comentou que até o final do ano a empresa pretende inaugurar pelo menos uma obra por mês. “Já estamos com a reversão de esgoto praticamente finalizada, que é a Elevatória de Esgoto Maria Isabel. Com isso toda aquela região do Distrito Industrial já vai estar preparada para o crescimento. Teremos também mais uma elevatória de água que nós estamos reformando completamente. E até o final do ano teremos a reinauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, que foi completamente modernizada”, contou.

Paulo Roberto de Oliveira, presidente da GS Inima Brasil, afirmou que a Samar vai investir R$ 100 mi até 2020, incluindo os investimentos já feitos em Taveira e também na setorização da distribuição de água no município, iniciada no começo do ano.

Entrega de diploma

Durante a cerimônia, os alunos do 5º ano da Emeb Selma Maria Trevelin de Jesus, localizada em Engenheiro Taveira, receberam da Samar um certificado do curso Caçadores de Vazamento, que instruiu às crianças a identificarem vazamentos de água em suas casas. A entrega simbólica foi feita ao aluno Riquelme da Silva Domingos, de apenas 10 anos.

Além disso, alunos da escola realizaram uma apresentação musical envolvendo dança, que divertiu o público presente no evento.

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here