Cidades

Vacinação antirrábica na zona urbana acontece neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realizará novamente neste sábado (29), a vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. Este será o segundo e último dia da campanha na zona urbana do município. Vinte e cinco postos fixos estarão à disposição da população, das 8h às 16h, em diferentes pontos da cidade.

Em outros seis postos volantes a imunização ocorrerá em horários diferentes. Nos bairros Jardim Manuela, Pedro Marin Berbel e Conjunto Habitacional Margareth Josefina Del Bianco Vargas, a vacina será aplicada das 8h às 12h. Já nos bairros Jardim do Trevo, Eurico Caetano e Portal da Pérola 1, os postos funcionarão das 13h às 16h. (veja relação ao lado).
“Teremos 31 postos espalhados por toda a cidade, como em praças, em frente de escolas, unidades de saúde e pontos comerciais. É mais uma oportunidade para que os moradores levem seus bichinhos de estimação que ainda não foram imunizados”, disse o chefe de seção do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), Ricardo Cabral.

INDICAÇÃO
A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos a partir dos três meses de vida. Pode ser aplicada mesmo em fêmeas prenhas, no cio ou que estejam em período de amamentação. Somente animais doentes não devem ser imunizados. A campanha é realizada anualmente, sendo importante para proteger os animais e manter a doença controlada na cidade.

Os animais devem ser levados aos postos somente pelos adultos. A orientação para os donos dos animais de estimação é levar os cães com coleira e focinheira e os gatos em sacos ou caixas de transporte apropriados. É importante também levar as carteirinhas de vacinação dos pets. Quem não tiver ou perdeu, uma nova será feita nos locais da vacinação.

BALANÇO
Conforme balanço do CCVZ, no primeiro dia da campanha antirrábica na zona urbana, realizado no último sábado (22), foram vacinados 2.728 cães e 435 gatos. Até o momento, incluindo a área rural, o total de vacinados é de 4.427 animais, sendo 3.811 cães e 616 gatos. A estimativa do órgão é imunizar 8.500 animais.

Na zona rural, equipes do CCVZ seguem percorrendo as propriedades para vacinar os cães e gatos até a próxima sexta-feira (28). Já foram visitados os bairros rurais Casa de Tábua, São Luiz, Goulart, Moinho, Baixotes, Guatambu, Assentamento São José, Fazenda Água Branca, Taquari, Tupi, Pau Lavrado, Veado, Gran Ville e Colonial 5.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here