Cidades

Voto biométrico será obrigatório para 62 mil eleitores na região

Principal novidade na eleição deste ano, o voto biométrico será obrigatório para 62.911eleitores na região de Araçatuba. Os números foram divulgados ontem pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) e dizem respeito aos 11 municípios do território onde o procedimento é obrigatório: Auriflama, Bilac, Gabriel Monteiro, General Salgado, Guararapes, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, Piacatu, Rubiácea e São João de Iracema. Estas cidades estão entre as 121 do Estado onde haverá identificação biométrica do eleitor.

A divulgação ocorre dois dias após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) resultar no cancelamento de cerca de 3,3 milhões de títulos de eleitores brasileiros que não fizeram a biometria nas localidades onde há a obrigatoriedade. Conforme O LIBERAL REGIONAL noticiou na edição dessa sexta-feira, o número de impedidos de votar na região por falta de registro biométrico chega a mais de 12 mil. Ontem, a pedido da reportagem, o Cartório Eleitoral da Comarca de Bilac divulgou que, na repartição, o total de cancelamentos chegou a 1.016. Além de Bilac, aquela repartição responde ainda por Piacatu e Gabriel Monteiro.

De acordo com o TRE-SP, em outras 21 cidades paulistas, a forma de identificação do eleitor será híbrida. Ou seja, a verificação das impressões digitais ocorrerá apenas para eleitores que já possuem os dados coletados. Quem ainda não fez a biometria e está em situação regular não será impedido de votar. Nesse caso, a identificação segue da forma tradicional. No rol dos municípios híbridos, não há nenhum da região.

NORMAL

Nos demais municípios do Estado, incluindo o restante da região de Araçatuba, todos os eleitores regulares poderão votar normalmente nestas eleições. A apresentação de documento oficial com foto será a forma de identificar o eleitor, mesmo para os que já têm biometria cadastrada.

Segundo apurou a reportagem, em Araçatuba, maior colégio eleitoral da região, 57% dos 144.287 eleitores ainda não fizeram a biometria. A expectativa da Justiça Eleitoral é que todos os eleitores brasileiros terão passado pelo cadastramento biométrico até 2022. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a tecnologia confere ainda mais segurança à votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas. Após essa confirmação por parte do mesário, o cidadão é liberado para votar.

———————————

Saiba quantos eleitores de cada cidade da região terão identificação biométrica neste ano:

  • Auriflama – 10.449
  • Bilac – 6.168
  • Gabriel Monteiro – 2.439
  • General Salgado – 7.930
  • Guararapes – 21.277
  • Nova Castilho – 1.155
  • Nova Independência – 2.759
  • Nova Luzitânia – 2.549
  • Piacatu – 4.609
  • Rubiácea – 2.053
  • São João de Iracema – 1.523

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here