Araçatuba

Prefeitura anuncia obras, mas moradores não acreditam na execução

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

A Prefeitura de Araçatuba está publicando na edição deste sábado de O LIBERAL REGIONAL, órgão oficial do município, o aviso de licitação para asfaltamento de toda extensão da Avenida Juscelino Kubitschek e da rua Meradio Frazatti. Com esta obras, a cidade ganhará uma ligação asfaltada da avenida Saudade até à rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463). Neste mesmo processo, serão licitadas ainda obras para instalação de galerias no Jardim Lago Azul. Também serão contempladas com asfalto as ruas do bairro Água Branca, que já estão recebendo as galerias de pluviais. No entanto, moradores revelam descrença com a execução da obra, como Manoel Parrilha Benabente, que mora no local há 25 anos. “Só acredito vendo”, desafiou o morador.

As obras na Juscelino Kubitschek e no Água Branca estão estimadas em R$ 4.305.725,91. A modalidade do processo será de Concorrência Pública no tipo de menor preço.  Para execução desta obra serão aplicados recursos do financiamento da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP).

De acordo com o edital, serão 58.599,39 metros quadrados de pavimentação asfáltica; 12.110,50 metros de guias e sarjetas e 265,10 metros de galerias, além de sinalização horizontal e vertical. A previsão da administração é a de que o processo licitatório termine até dezembro, para que a assinatura do contrato e o início das obras aconteçam ainda neste ano ou já no início de 2019. O prazo de conclusão do Lote 1, que compreende o asfaltamento, é de 180 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. O Lote 2, das galerias, tem prazo de término de 90 dias.

Para o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Ernesto Tadeu Consoni, um dos defensores da aplicação do dinheiro do financiamento na execução destas obras, a nova ligação terá impacto direto na valorização daquela região da cidade e deve atrair novos investimentos.

O problema da Avenida Juscelino Kubitschek já dura 30 anos e o prefeito Dilador Borges conseguiu destravar o processo junto à concessionária de transmissão de energia por meio de seu trabalho em Brasília e em São Paulo. Devido a avenida estar em área bem próximo ao traçado da linha de transmissão de energia elétrica, havia restrições técnicas e legais para pavimentação. “A administração, entendendo a importância desta ligação, insistiu e apresentou um projeto que foi aprovado”, destaca Consoni, que acrescentou, ainda, que no trecho onde a avenida se aproxima das torres de energia serão instaladas barreiras fixas do tipo guard rail (defensa metálica), protegendo as torres.

BENEFÍCIOS

O prefeito Dilador Borges destacou que a obra da avenida Juscelino Kubitschek é histórica, mas que também está feliz por dar andamento às melhorias no bairro Água Branca.

“Já estamos instalando as galerias e agora chegará o asfalto. Estamos investindo pesadamente naquela região também nas áreas saúde e educação. Aos poucos, apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo mudar a vida da cidade e, principalmente, das pessoas”, afirmou o prefeito.

MORADORES

A reportagem esteve na Avenida Juscelino Kubitschek em duas oportunidades. Na primeira vez, duas moradores que residem no local há quase 30 anos revelaram descrença em relação à execução da obra. “É coisa de época de campanha eleitoral”, disseram.

Na tarde desta sexta-feira, após a Prefeitura confirmar o aviso de licitação, a reportagem voltou ao local e conversou com Manoel Parrilha Benabente, residente no numeral 285 da avenida e que mora há 25 anos no lugar. “Toda campanha eleitoral é a mesma promessa. Só acredito vendo. E acho que vou morrer e não vou ver esta obra”, disse o morador.  Ao ser informado sobre a licitação, ele mostrou-se menos descrente. “Se vão asfaltar, tem que trazer também a rede de água e de esgoto”, pediu o morador. (Com informações da assessoria da Prefeitura)

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here