AraçatubaCidades

Na reta final, Skaf, Doria e França disputam voto em Araçatuba

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

A menos de uma semana da eleição de domingo, Araçatuba entra no foco da disputa por eleitores dos candidatos que aparecem nas primeiras posições nas pesquisas de intenções de votos para o governo de São Paulo. O objetivo é alcançar, ao máximo, o maior colégio eleitoral da região, que tem 144.287 pessoas aptas a votar,
Para esta quarta-feira, está prevista a vinda ao município de Rodrigo Garcia (DEM), vice na chapa do candidato a governador João Doria (PSDB). Ele fará passeata com aliados políticos e apoiadores da candidatura tucana a partir das 12h no calçadão da rua Marechal Deodoro, no Centro. O democrata, que é de São José do Rio Preto, conta com diversos partidários na região, como o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa, de Araçatuba, e o ex-prefeito de Birigui Wilson Borini, que pertencem ao mesmo partido político. Será a segunda visita de Garcia a Araçatuba no período eleitoral. No mês passado, acompanhou Doria durante evento de campanha na cidade.
Mais tarde, a região central da cidade será palco também da visita do adversário direto de Doria na corrida ao Palácio dos Bandeirantes, o candidato Paulo Skaf (MDB). O emedebista participará de encontro regional do partido a partir das 17h30 em um restaurante. Na reunião, que marcará a reta final da campanha de Skaf, estarão presentes o vereador araçatubense Cido Saraiva, candidato a deputado estadual pelo MDB, e ainda o deputado federal emedebista Baleia Rossi, que tentará a reeleição. No ano, também será a segunda vez que Skaf vem Araçatuba – no primeiro semestre, esteve no município para inaugurações do Sesi.

PESQUISAS
As últimas pesquisas eleitorais, dos institutos Datafolha e Ibope, têm apontado Doria e Skaf tecnicamente empatados na primeira posição. Numericamente, a diferença entre ambos tem variado entre um e dois pontos percentuais, o que intensifica a busca pelo eleitorado nos últimos dias da campanha.
Entretanto, a disputa pelo governo paulista pode ficar ainda mais embolada se o atual governador, Márcio França (PSB), candidato à reeleição, mantiver o ritmo de crescimento observado nas pesquisas eleitorais. De olho no segundo turno, o socialista, que, desde sua ascensão ao Executivo estadual em abril, visitou Araçatuba duas vezes, também não esqueceu da cidade nos últimos dias de sua campanha.
Amanhã, estará no município a vice em sua chapa, coronel Eliane Nikoluk Scachetti (PR). Ela irá se reunir com líderes políticos, militantes e apoiadores a partir das 18h30 na Praça Rui Barbosa, esquina com a rua Floriano Peixoto. Aliados de França na região esperam um grande público devido ao apoio ao atual governador por parte de prefeitos e vereadores entre os 43 municípios do território.

Candidato do Partido Novo visita
a região e dá mergulho no Tietê

Um dia antes da visita dos candidatos que estão no topo da corrida estadual, quem passou pela região foi o postulante do Partido Novo, Rogério Chequer. Ele esteve fazendo campanha, durante a terça-feira, na região da prainha de Barbosa, após deixar Presidente Prudente. Lá, também aproveitou para dar um mergulho no rio Tietê. Foi um gesto simbólico de apoio ao turismo, saneamento básico e acessibilidade.
Na agenda, também estava previsto compromisso em Araçatuba, com panfletagem na região, mas acabou adiado.
Apesar de as pesquisas de intenções de votos lhe mostrarem com 1% na preferência do eleitorado, Chequer enxerga com bons olhos a recepção ao seu partido, que participa de sua primeira eleição. “O que estou propondo é um modelo, de fato, alternativo de governar”, disse ele. “O eleitor vai ter a disposição, no domingo, candidato que carrega tudo o que já foi feito no passado; candidato que está prometendo muito, mas nunca agiu de tal forma quando pôde; e um candidato de jeito novo de governar, sem financiamento público de campanha, sem relacionar apoio político com preenchimento de cargos e diminuindo a máquina pública”, disse Chequer, referindo-se aos principais ideais do partido em que milita.
Até o final da semana, quando termina a campanha, ele espera percorrer mais 20 municípios paulistas. Ainda ontem, ele visitou o Hospital do Amor, em Jales, e aproveitou para falar sobre seus planos para a saúde. “A ideia é replicar modelos bem-sucedidos de atendimento humanizado como esse na rede estadual”, disse.

 

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here