Araçatuba

Reitor do Unisalesiano participa de maior evento de educação da AL

O Reitor do Unisalesiano, padre Luigi Favero, participou do maior evento de educação da América Latina, o 20º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (FNESP), promovido pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo), na última semana se setembro, em São Paulo.

Padre Luigi foi acompanhado do Pró-reitor de Pastoral da Instituição, Pe. Waldomiro Bronakowski, e do coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Mecânica e Mecatrônica, professor Nelson Hitoshi Takiy.

Nesta edição, o evento reuniu mais de 700 mantenedores, gestores e especialistas do segmento do ensino superior para discutirem o tema “Desafios da 4ª Revolução Industrial”. Vários foram os assuntos abordados: profissões do futuro; nova era da educação; desenho da nova IES (Instituição de Ensino Superior); crise do diploma; inteligência artificial, entre outros.

A 4ª Revolução Industrial representa uma convergência de avanços tecnológicos que permitem inovações generalizadas, podendo provocar mudanças mais sistemáticas e profundas em diferentes áreas da sociedade. Por conta disso, o Semesp quis propor uma reflexão sobre seus desafios e apontar caminhos para que os líderes das IES possam elaborar projetos que permitam a sintonia das instituições com as mudanças que estão por vir.

O Ministro da Educação em Exercício, Henrique Sartori, participou do Fórum e destacou ser necessário incentivar as IES a tratarem dos novos formatos de aprendizagem e cursos dentro dessas novas perspectivas tecnológicas.

Padre Luigi ressaltou a fala do ministro sobre a Educação a Distância (EAD), que hoje representa 20% dos cursos dentro de uma IES, mas, que deverá ser a maioria até 2022. “Eu pude conversar com ele sobre alguns assuntos e o convidei para visitar nossa universidade. Disse que pretende vir em breve a Araçatuba visitar seus familiares e aproveitar para vir até o Unisalesiano”, disse o reitor, ao completar que a atuação de Sartori como Secretário Executivo do MEC (Ministério da Educação) foi de grande importância para a aprovação do curso de Medicina do Unisalesiano.

Padre Luigi afirmou que, além de agregar novos conhecimentos sobre a 4ª Revolução Industrial, a participação no Fórum possibilitou a troca de experiências com reitores de diversas universidades do país e também com representantes do MEC.

Sobre o tema do evento, o reitor comentou que o Unisalesiano investe na área de automação, inteligência artificial e novas tecnologias há cinco anos e esse é o caminho certo. “Percebemos que estamos adiantados, mas temos que continuar”, concluiu.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here