Três Lagoas

Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer unem forças no “Outubro Rosa”

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), abriu oficialmente a campanha “Outubro Rosa”, na noite desta segunda-feira (1°), no auditório do Sebrae.

Na solenidade, estavam presentes a secretária de Saúde, Angelina Zuque, junto com a assessora de Saúde da Família, enfermeira Fabiana Cardoso da Silva, e do diretor de Saúde Coletiva, Sandro Luiz Ferreira Rotiroti; e a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas, Ivanir Batista, acompanhada de um grupo de voluntárias e voluntários da entidade.

“É um conjunto de ações da SMS com a Rede Feminina de Combate ao Câncer”, disse a presidente da RFCC, Ivanir Batista. “Tudo o que realizamos e estaremos fazendo, com mais intensidade e carinho, será feito por toda a nossa equipe”’, destacou.

Quando a prevenção, “existem mais de 90% de chances de cura, quando o câncer é diagnosticado a tempo”, lembrou Ivanir.

“Iremos colocar toda a nossa estrutura e serviços das nossas voluntárias na mobilização desta campanha do Outubro Rosa”, anunciou a presidente. Além do serviço das nossas voluntárias, a Rede conta com uma equipe de apoio, constituída por Assistente Social, Departamento Jurídico e Psicólogo para acompanhamento das mulheres com câncer e suas famílias.

A secretária Angelina Zuque, ao agradecer a parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, “como uma união de forças”, informou que, em 2017 a SMS realizou 10.958 exames preventivos e em 2018, até final de setembro, já haviam sido realizados 9.776 preventivos.

Quanto aos exames de mamografia, a secretária Angelina também destacou que, “pela primeira vez, conseguimos atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde quanto aos números de exames e atendimentos”, contou.

“A Campanha do Outubro Rosa é muito importante porque a prevenção é sempre a principal saída para a cura de todas as doenças”, ressaltou Angelina.

A secretária de Saúde também anunciou que, “durante o mês de outubro, estaremos trabalhando em cima do compromisso de conscientizarmos o maior número possível de mulheres a realizarem exames de prevenção do câncer”.

As mulheres presentes no evento tiveram a oportunidade de assistir a duas importantes palestras, proferidas pelo médico Ginecologista e Mastologista, Luiz Otávio Zucca, e da médica Ginecologista e Obstetra, Larissa Turchiari Zucca.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here