Andradina

Saúde leva conhecimento a cuidadores informais de idosos

A Secretaria de Saúde e Higiene Pública de Andradina abriu o “II Encontro de Cuidadores Informais de Idosos”, na segunda-feira (1). O projeto acontece na sala multiuso do CRAS 3 até sexta-feira, localizado no bairro Benfica na Praça CEU. O cronograma de ações são coordenadas pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Após a abertura foi realizada uma apresentação do CCI (Centro de Convivência do Idoso) e uma palestra da assistente social do Nasf, Simony C. Silva e da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marinalva Pereira da Silva sobre os direitos dos Idosos.

“Esse projeto é de fundamental importância para o entendimento da relação entre o conhecimento técnico e o emprego de medidas preventivas a favor da pessoa idosa”, comentou Tamiko.

Participaram da abertura o secretário de Saúde, Marcelo Gimenez, o coordenador de Atenção Básica, Demilson Cordeiro, a coordenadora de Políticas para Idosos, Mirtes Kobayashi, a fisioterapeuta do Nasf, Luz Marina M. Pinto, a Educadora da Saúde, Eloá Pessoa, a coordenadora do Cras 3, Janicely Ferreira de Oliveira.

Nesta terça (2), as palestras continuaram com a enfermeira da equipe EACS/UBS3, Priscila R. de Souza Felipe e as fisioterapeutas Luz Marina M. Pinto e Deise Baesso com os temas “Higienização realizada no leito e na cadeira de banho” e “Transferências e locomoção” respectivamente.

Quarta-feira (03), as nutricionistas da equipe NASF Jéssica Giacomette e Juliana Roque falam sobre alimentação relacionada às alterações fisiológicas do idoso e no mesmo dia às 15h30, a educadora física Cristiane Verdi explica sobre a qualidade de vida e atividade física adaptada á terceira idade.

No penúltimo dia, quinta-feira (04), o médico do programa “melhor em casa”, Dr. Rafael Pugliese palestrará sobre os cuidados gerais com o paciente idoso e acamado e as 15h30, o Dr. Carlos Roberto Tencarti fala sobre a higiene bucal do idoso.

Encerrando a semana de ações, na sexta-feira (05), a fonoaudióloga Thais R. Janini fala sobre audição e deglutição do idoso a partir das 14h. No mesmo dia, ainda terá confraternização e entrega dos certificados para fechar a semana de encontros.

Da Redação

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here