AraçatubaCidades

CHEFE DE CARTÓRIO RECOMENDA “COLINHA” PARA VOTAÇÃO

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Neste domingo, dia 7, o eleitor vai definir o futuro do país. A eleição transcorrerá das 8h às 17h. Em Araçatuba são duas zonas eleitorais, a 11ª e a 299ª, que compreendem somadas 446 seções de votação. Ao todo são 144.287 eleitores aptos para votar na cidade, além de outros 6.414 votantes em Santo Antônio do Aracanguá. Na região administrativa, que engloba 43 cidades, são 580.515 eleitores.
A escolha será de seis candidatos: deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente. Para Carlos Augusto Cotrim, chefe de Cartório da 299ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Araçatuba e Arancaguá, a previsão é de que seja uma eleição demorada e a chamada “colinha” é fundamental para que o eleitor não se perca. “Como a votação é um tanto grande é importante que o eleitor leve consigo a famosa colinha, porque senão ele vai sentir muita dificuldade de votar”, afirmou. Nesta edição de O LIBERAL REGIONAL, o leitor encontra um modelo de cola para levar para a seção de votação.
Segundo Cotrim, é permitido votar utilizando identificação de candidato ou partido como camisetas ou botons, porém não é permitida a conversa paralela próxima ao local de votação. “Houve um entendimento dos juízes que o eleitor pode estar trajando uma camiseta com a foto do seu candidato, mas que ele entre, vote e saia pacificamente e sem permanência além do normal dentro do estabelecimento ou dentro do perímetro da escola que compreende 100 metros. A conversa paralela pode configurar boca de urna”, explicou.
Os eleitores de Araçatuba e Aracanguá deverão levar um documento oficial com foto. Para quem já fez a biometria pode levar o celular, caso tenha baixado o aplicativo e-título, neste caso o celular fica com o mesário, pois está proibido utilizar celular dentro da cabine de votação, bem como tirar fotos da urna. Cotrim explicou como encontrar o local de votação. “No título consta o número da seção, nós recomendamos que caso o eleitor tenha dúvidas, ele pode procurar o cartório no 3608-9477 ou então comparecer pessoalmente. Todas as escolas terão a lista com todos os endereços e seções para poder orientar estes eleitores que por acaso estejam perdidos no meio do caminho”, disse.
Justificativa e Voto em trânsito
São ao todo 8 postos de justificativa de votos em Araçatuba para os eleitores de outras localidades que não tenham condições de voltar ao seu domicílio de origem para a votação.
Os locais são a Unip – Universidade Paulista, no Alvorada; EE Manoel Bento da Cruz, no Higienópolis; EMEB Índio Poti, na Vila Carvalho; EE Abranches José, no Ipanema; EE Joaquim Dibo, no Novo Paraíso; EMEF Darcy Fontanelli, no Jardim das Palmeiras; EE Francisca de Arruda Fernandes, no Aviação; e EMEI Maria Aparecida Pimentel Ferraz, no Rosele.
Quanto aos eleitores habilitados a realizar o voto em trânsito são dois os locais de votação, na EMEF Leonísia de Castro, na Vila Bandeirantes; e na EE Joaquim Dibo. Para esta opção, o eleitor deve ter solicitado o benefício até o último dia 23 de agosto. O voto em trânsito ocorre apenas em Araçatuba, única cidade da região com mais de 100 mil eleitores.

 

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here