AraçatubaCidades

Hospital da Mulher volta a fazer exames de mamografia e proposta é reduzir espera

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O Hospital da Mulher voltará a fazer exames de mamografia neste mês de outubro, que é marcado pela campanha de prevenção de câncer de mama. A previsão é a de que os atendimentos, que estão suspensos desde abril, recomecem na segunda-feira (22). Outras ações estão programadas com o objetivo de reduzir a fila de espera.
Na próxima semana, as mulheres terão, no entanto, três opções para fazer os exames. Duas já estavam disponíveis, que são os atendimentos em clínica conveniada e no AME (Ambulatório de Especialidades Médicas). A novidade é a presença da carreta do Hospital de Câncer de Barretos, que atenderá em locais públicos por cinco dias. Além disso, todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) trabalharão com horário estendido, 7h às 20h. No sábado (20), elas abrirão das 8h às 14h.
Os serviços no Hospital da Mulher serão prestados pela empresa Ambrósio & Ambrósio, vencedora da licitação realizada pela administração com regras que garantam o chamado ‘ investimento inteligente’ . Até então, a Prefeitura de Araçatuba pagava por um pacote de serviços, mesmo que os pacientes faltassem. Agora, pagará apenas o que realmente for efetivado.
O contrato é no valor máximo de R$ 323.040,00. A prestadora de serviços receberá por produtividade. Deverão ser realizados, no mínimo, 300 exames por mês. A Secretaria de Saúde estima que há uma fila de duas mil mulheres esperando por ser atendidas. No período em que os trabalhos no Hospital da Mulher estavam suspensos, a administração manteve uma média de 300 atendimentos por meio da clínica e do AME.
De acordo com secretária de Saúde, Carmem Silvia Guariente, para diminuir a fila ou o tempo de espera pelo atendimento, a empresa fará atendimentos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. E para a campanha do Outubro Rosa haverá um mutirão no sábado (27), das 8h às 17h. Serão atendidas mulheres que aguardam agendamento através das Unidades Básicas de Saúde.
“Os exames serão realizados no Hospital da Mulher e contemplará as mulheres que aguardam agendamento por meio das Unidades Básicas de Saúde”, destaca a secretária.
O prefeito Dilador Borges destaca que o ‘ investimento inteligente’ garante que o dinheiro público seja usado de forma racional. “Antigamente, tínhamos um altíssimo nível de faltas nas consultas. Dezenas de mulheres marcavam e não compareciam. Tiravam a chance de outra pessoa ser atendida e ainda a Prefeitura pagava pela consulta. Fiz questão de mudar isso. Vamos pagar por produtividade e fazer esforços para que as mulheres compareçam no dia e na hora marcada”, destacou o prefeito.

UNIDADE MÓVEL
A unidade móvel de exames contra o câncer de mama do Hospital de Barretos atenderá em Araçatuba na próxima semana. Entre esta segunda-feira (15) e quarta-feira (17), ela ficará em frente à UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), na rua Joaquim Nabuco, 155, no centro. Na quinta-feira (18) e sexta-feira (19), ela está em frente ao Supermercado Makro Atacadista, na rua Clibas de Almeida Prado, no bairro Vila Nova.
No primeiro dia, o atendimento será das 14h às 19h. Na terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 14h. Na sexta-feira, as mulheres serão acolhidas das 8h às 14h.
A diretora do Departamento de Assistência Básica de Araçatuba, Aparecida Nava, destaca que esta mobilização do Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero e fazer os exames necessários.
“Realizaremos o mutirão de atendimento dos exames e ainda atividades de sensibilização da comunidade feminina, para as condutas adequadas à prevenção, até com busca ativa das mulheres que estejam com o papanicolau em atraso”, destaca Aparecida Nava.

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here