AraçatubaCidades

Bolsonaro lidera com ampla margem em duas pesquisas

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Nesta segunda-feira foram divulgadas duas pesquisas de intenção de voto para presidente. Na pesquisa nacional, feita pelo Ibope, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 59% das intenções de voto e Fernando Haddad (PT), com 41%. Já na pesquisa do Instituto Paraná, feita apenas em São Paulo, Bolsonaro tem 69,9% das intenções de voto, contra 30,1 de Fernando Haddad.
Bolsonaro lidera com ampla margem em duas pesquisas.

Ibope: Bolsonaro
com 59%
A 13 dias para o segundo turno da eleição presidencial, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, tem 59% das intenções de voto, contra 41% do petista Fernando Haddad, segundo pesquisa Ibope, contratada pelo jornal O Estado de S. Paulo e Teve Globo, divulgada nesta segunda-feira (15).
O cálculo considera apenas os votos válidos, ou seja, exclui os nulos, brancos e indecisos. Levando em conta o eleitorado total, Bolsonaro lidera por 52% a 37%. Há ainda 9% dispostos a anular ou votar em branco, e 2% que não souberam responder.
Desde o primeiro turno, quando ficou à frente do principal adversário por 46% a 29%, Bolsonaro abriu 18% de vantagem nos votos válidos.
Bolsonaro é o que tem mais simpatizantes convictos: 41% votariam nele com certeza, e 35% não votariam de jeito nenhum. Haddad é o que tem a maior rejeição: 47% não o escolheriam em nenhuma hipótese, e 28% manifestam certeza na escolha.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. Isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo Nº BR-01112/2018.

SP: Bolsonaro aparece com 69,9%
O Instituto Paraná de Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (15), pesquisa de intenção de votos para presidente da República. A pesquisa foi realizada apenas em São Paulo. Jair Bolsonaro, do PSL, aparece com 69,9% dos votos, enquanto Fernando Haddad, do PT, tem 30,1%.
Nesta pesquisa o Instituto Paraná quis saber em quem o eleitor não votaria em hipótese alguma. A pergunta é para ver a rejeição do candidato. Dos entrevistas, 32,1% disseram que não votariam em Bolsonaro. Porém, a a rejeição a Fernando Haddad foi muito maior, pois 62,8% dos entrevistas disseram que não votariam no candidato petista.
Para obter a percepção de vitória, foi perguntado qual candidato vai ganhar as eleições. Jair Bolsonaro figurou na frente com 76,8% e Fernando Haddad teve 15,5%.
O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.002 eleitores. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 86 municípios durante os dias 10 a 14 de outubro de 2018. A amostra atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. A pesquisa, contratada pelo próprio instituto, foi registrada no TSE sob o número BR-02492/2018.

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here