Cidades

MPE não registra denúncias de ‘fake news’ na região

Fenômeno que marcou, negativamente, a eleição deste ano, as “fake news”, como são chamadas as notícias falsas divulgadas nas redes sociais, até o momento, não motivaram denúncias no Ministério Público Eleitoral na região.
A informação foi confirmada ontem pelas promotorias eleitorais de Araçatuba, Birigui e Penápolis, a pedido da reportagem de O LIBERAL REGIONAL. Apesar da falta de registros de ocorrências desse tipo, representantes do MPE ouvidos pelo jornal explicam que a Justiça Eleitoral está atenta a esses casos.
No final da semana passada, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou uma página na internet para ajudar a esclarecer o eleitorado brasileiro sobre as informações mentirosas relacionadas à disputa eleitoral e a candidatos disseminadas pelas redes sociais. A Justiça Eleitoral divulgou material no qual diz que as informações corretas, apuradas com rigor e seriedade, são a melhor maneira de enfrentar e combater a desinformação.
No site do TSE (www.tse.gov.br), pelo link “Esclarecimentos sobre informações falsas”, qualquer pessoa poderá ter acesso a informações que desconstroem boatos ou veiculações que buscam confundir os eleitores brasileiros.
Nessa página, o TSE apresenta links para esclarecimentos oriundos de agências de checagem de conteúdo, alertando para os riscos da desinformação e clamando pelo compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais. O Tribunal Superior Eleitoral informou ainda que tem encaminhado todos os relatos de irregularidades que chegam ao seu conhecimento para verificação por parte dos órgãos de investigação, especialmente Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal. O objetivo é garantir a verificação de eventuais ilícitos e a responsabilização de quem difunde conteúdo inverídico.
Apesar do volume de informações falsas, até o momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante a eleição deste ano foi confirmada.

ARNON GOMES
Araçatuba

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here