Araçatuba

Exposição fotográfica e calendário reúnem imagens de usuários de hospital

Ângela, Carol, Fabiana, Fernanda, Ivanate, Maria Eduarda, Solene e Tânia, Aderlan, Ariel, Carlinhos, Cristiano, Everaldo, Isaac, José Alves, Josué, Juninho e Nivaldo são os modelos do ensaio fotográfico que rendeu as 24 imagens da exposição “Um Olhar para o mundo – A Beleza da vida está na forma como você a vê”, que vai até o dia 21 deste mês, no Shopping Praça Nova. Todos são usuários do Hospital Neurológico Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), e foram clicados pelo fotógrafo Guido Santucci.
As imagens foram cedidas pelo profissional para a exposição, assim como para fazerem parte do calendário de 2019 da entidade, que será comercializado no local, por R$ 10,00. Durante o evento, o público também terá a oportunidade de adquirir o livro “Incondicional – A Emocionante história dos 40 anos da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates”, por R$ 25,00. A exposição foi planejada para divulgar as ações da entidade em favor dos usuários, mostrando a necessidade e o direito à inclusão social das Pessoas Com Deficiência (PCDs). A venda dos produtos é uma forma de arrecadar recursos, já que para se manter, o Ritinha Prates depende de repasses do SUS, de doações de Pessoas Físicas e Jurídicas, e da realização de eventos.
O ensaio só foi possível graças à solidariedade de profissionais e empresas, que cederam talento, tempo, produtos, recursos, local ou mão de obra. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Guido Santucci; a professora Ana Cláudia Carvalhal Alves Branco e os alunos do curso de Design de Interiores, do Senac, fizeram o projeto de decoração da exposição; os móveis para o evento, cedidos pelo decorador Flávio Navona; as fantasias foram cedidas pela Mundo Encantado; a maquiagem foi feita por Talita Guimarães; e o espaço para a exposição, pelo Praça Nova. Quase 100 outros patrocinadores contribuíram financeiramente com a impressão das fotos e dos calendários.

Cromossomo 21
Como adendo à exposição, nesta quinta-feira (18), às 19h30, será realizada na Sala 2 do Cineflix a palestra Cromossomo 21, ministrada pelo educador social Alex Duarte. Na sequência, haverá exibição do filme, e mesmo nome do projeto. A participação é gratuita. Com a missão de realizar a inclusão na prática e criado há nove anos, no Rio de Janeiro (RJ), o grupo Cromossomo 21 atua em atividades e projetos em favor do desenvolvimento das capacidades e da defesa de pessoas com síndrome de Down, autismo e outras deficiências.
Liderado por Duarte, reúne iniciativas para mobilizar a sociedade sobre o papel das pessoas com deficiência. O projeto é reconhecido pela ONU e já foi apresentado para mais de 200 mil pessoas em palestras e oficinas de empoderamento para famílias, escolas, profissionais da área e sociedade.
Em 2017, o filme Cromossomo 21 chegou nos cinemas e nas plataformas digitais, sendo premiado em vários festivais, inclusive em Hollywood. As iniciativas do projeto têm ajudado a contribuir para a efetivação dos direitos humanos e a realizar na prática a inclusão no Brasil e em outros países.

Serviço
Evento 1: Exposição fotográfica “Um Olhar para o mundo – A beleza da vida está na forma como você a vê”
Data: de 11 a 21/10
Horário da abertura: 19h30
Local: Praça de Eventos do Shopping Praça Nova Araçatuba
Evento 2: Palestra e exibição do filme Cromossomo 21
Palestrante: Alex Duarte (Educador Social)
Data: 18/10
Horário: 19h30
Local: Sala 2 do Cineflix – Shopping Praça Nova Araçatuba
Endereço: Rua Carlos Pereira da Silva, 6.000, Jardim Guanabara
Participação: Gratuita

DA REDAÇÃO
Araçatuba

marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.
×
marcio123rocha Administrator
Sorry! The Author has not filled his profile.

Comment here