Araçatuba

Equipe Sale Racing participa da Sae Brasil em Piracicaba

A equipe Sale Racing do Unisalesiano, composta por 20 alunos, vai participar da 15ª Competição Fórmula Sae Brasil, competindo com 65 universidades brasileiras e quatro estrangeiras (Colômbia, Peru, Venezuela e México).
O Projeto Fórmula SAE acontece entre os dias 29 a 02 de novembro, no autódromo Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba. Este ano, serão 52 carros movidos a combustão e 17 de propulsão elétrica, projetados e construídos por estudantes de engenharia.
O novo carro apresentado às vésperas da competição, o SR3, é resultado de uma proposta multidisciplinar que surgiu como ideia para um Projeto de Conclusão de Curso II.
Segundo professor Daniel Lucas de Oliveira, com um carro mais evoluído que das edições anteriores, a expectativa é que se classifiquem entre os 20 primeiros colocados das 69 equipes inscritas. “Nosso veículo está mais leve, compacto, com caixa de direção projetada somente para ele e com novo sistema de transmissão”, disse.
Ainda de acordo com Oliveira, a cada ano a equipe ganha mais experiência que auxilia diretamente na evolução do carro. “O diferencial do nosso time são os alunos. Utilizamos as informações de competições anteriores e aplicamos melhorias no veículo por meio dos conceitos de engenharia”, explica.
As equipes que obtiverem as melhores pontuações na competição brasileira poderão representar o Brasil nas provas realizadas nos Estados Unidos, em 2019, pela SAE International: a vencedora na categoria Combustão poderá disputar a Fórmula SAE Michigan (de 8 a 11 de maio), enquanto a campeã da categoria Elétrica e a vice-campeã da Combustão poderão participar da Fórmula SAE Lincoln (de 19 a 22 de junho).
Entre os cursos envolvidos estão acadêmicos de engenharia mecânica, mecatrônica, elétrica e computação do Unisalesiano.

DA REDAÇÃO
ARAÇATUBA

Comment here