Araçatuba

Começa nesta sexta-feira trabalho dos novos médicos em Araçatuba

Nove médicos que fizeram inscrição no edital do Programa Mais Médicos na última semana começam a trabalhar nesta sexta-fera nas Unidades Básicas de Saúde de Araçatuba. Eles vão substituir os cubanos, que atuavam na Atenção Básica desde 2014 e que deixaram os seus postos por uma decisão da ditadura cubana.
Na manhã desta quinta-feira, os novos profissionais da saúde municipal participaram de reunião na Secretaria Municipal de Saúde. Estiveram presentes a vice-prefeita Edna Flor, a secretária de Saúde, Carmen Guariente, além de servidores da secretaria. Além de dar às boas vindas e agradecer aos novos profissionais, eles ainda explicaram alguns pontos importantes do trabalho a ser desenvolvido.
O médico Marcelo Lopes Júnior, formado recentemente por uma universidade de São José do Rio Preto, é um dos profissionais que vai atuar em Araçatuba e explica que esta será uma excelente oportunidade para seu início de carreira e também para que se desenvolva na Atenção Básica, sua área favorita dentro da medicina. “Eu trabalhei com alguns plantões, mas não me traz tanta satisfação como a atenção básica. Nosso país preza pela prevenção, então eu vejo uma oportunidade ímpar para aumentar os meus conhecimentos na área médica, ter contato com a população, porque eu sempre gostei desta parte na minha formação”, afirmou o novo médico.
Segundo ele, a escolha por Araçatuba se deu por sua família ser de Birigui e também por conta de a cidade ser um polo regional. “Araçatuba é uma cidade bastante rica e que está abraçando a gente como sempre fez e sei que vai proporcionar pra gente uma boa estrutura de trabalho”, comentou.
Além de Lopes Júnior, outros profissionais presentes ontem na reunião na Secretaria de Saúde são de cidades da região como Luiziânia e Pereira Barreto, por exemplo. Porém, também há profissionais que vieram de outros estados como Minas Gerais e Rondônia, no entanto escolheram atuar em Araçatuba.
Segundo a secretária de Saúde, Carmem Guariente, todas as 23 vagas para o Mais Médicos em Araçatuba foram escolhidas. Os profissionais têm um prazo para apresentar os documentos, que precisam ser validados pela equipe da Secretaria de Saúde. A data de início dos trabalhos tem prazo máximo estabelecido para o dia 14 de dezembro. Os médicos que se apresentaram ontem vão visitar as Unidades Básicas de Saúde da cidade e ter o primeiro contato com o trabalho e devem começar a atender já na segunda-feira. “Hoje eles vão conhecer a equipe, a região onde eles vão atuar, os processos de trabalho. Esperamos que a semana que vem já comecem os atendimentos. A nossa esperança é que todos que escolheram Araçatuba se apresentem e iniciem o trabalho”, afirmou Carmem, que ainda completou dizendo que outros médicos também entraram em contato para o preenchimento das vagas e estão ainda na fase de entrega de documentos, o que já preencheria 14 das 23 vagas disponíveis. Caso alguma vaga não seja preenchida, o município terá que esperar um novo edital que será lançado pelo Ministério da Saúde, ainda sem data definida.

UBS do Umuarama é prioridade

A Secretária de Saúde de Araçatuba afirma que todas as UBSs estão com falta de médicos por conta desta mudança. Segundo Carmem Guariente, na UBS do Umuarama, por exemplo, das 7 equipes de trabalho, pelo menos 5 delas tinha profissionais cubanos, que agora estão desfalcando o trabalho. “Nós realocamos dois médicos de outras unidades pra lá, mas ontem (dia 27) tivemos um problema grave de saúde com um dos médicos, além de um outro problema em outra unidade, e tivemos que remanejar. Estamos fazendo assim, trabalhando e analisando dia a dia até que possamos ter esta situação normalizada”, explicou a secretária.

13% dos médicos já se apresentaram no país

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira, ao todo 1.061 médicos já se apresentaram nos municípios onde irão substituir os médicos cubanos. O número representa 12,7% dos 8.345 profissionais que já estão alocados pelo processo de inscrição.
Até agora, 98% das vagas do Mais Médicos já foram preenchidas. As inscrições devem acontecer obrigatoriamente até o dia 7 de dezembro e a apresentação nas cidades deve acontecer até o dia 14. O salário oferecido é de R$ 11.865,60. Na última segunda-feira, dia 26 de novembro, 224 médicos iniciaram os trabalhos em todo o Brasil.

DIEGO FERNANDES
ARAÇATUBA

Comment here