Araçatuba

Município espera orçamento para avançar em projeto de revitalização

Um mês após receber projeto de requalificação da área onde hoje funciona o zoológico municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, a Prefeitura de Araçatuba aguarda a apresentação de um orçamento por parte de estudantes de arquitetura e urbanismo e engenharia civil do Unitoledo (Centro Universitário Toledo) para ter uma real dimensão dos custos e avançar nas tratativas para a reforma. A informação consta em resposta encaminhada pela gestão do prefeito Dilador Borges (PSDB) à Câmara Municipal, em requerimento do vereador Gilberto Batata Mantovani (PR).
Os universitários são parceiros da administração municipal na elaboração do plano de revitalização, que foi uma das principais propostas apresentadas por Dilador em sua campanha para prefeito, em 2016.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o projeto ainda não foi finalizado. Por isso, diz a órgão na documento apresentado ao Legislativo, somente após a recebimento da proposta orçamentária, será possível saber o que será feito no local.
Hoje, o espaço conta com 249 animais de 22 espécies diferentes. Além disso, é um dos principais pontos da cidade em que o araçatubense utiliza para caminhada, lazer e contato com o meio ambiente. Na resposta ao pedido de Batata, o governo tucano trouxe ainda informações quanto a despesas para manutenção do recinto. Até outubro deste ano, foram desembolsados R$ 31.616,00, enquanto, ao longo de todo o ano passado, R$ 34.967,00.

COMO SERÁ
Conforme a administração municipal, o Projeto de Requalificação Arquitetônica do zoológico está sendo desenvolvido por onze alunos do terceiro ano de Arquitetura e Urbanismo, no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Unitoledo. A parceria surgiu por iniciativa da própria Prefeitura.
Os alunos georreferenciaram as árvores e atualizaram a planta arquitetônica. A partir disso, foram projetadas melhorias para o espaço, que incluem a área do lago, com construção de passarela, revitalização dos caminhos, construção de pistas de ciclismo e caminhada, implantação de praça para foodtruck.
Na campanha eleitoral ocorrida há dois anos, Dilador chegou a falar na transformação do local em um amplo parque para a juventude, mas, em virtude da inviabilidade de retirada dos animais que atualmente vivem no local, uma das propostas será a criação de um centro de preservação para a biodiversidade, aproveitando a estrutura de zoológico pré-existente, cujo foco será de educação ambiental.

ARNON GOMES
Araçatuba

Comment here