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Exageros de fim de ano colocam a saúde em risco

As celebrações de fim de ano já começaram e neste período há inúmeras oportunidades de reunir a família, os amigos e os colegas de trabalho para celebrações. Trata-se de época de fartura de comidas e bebidas, longos momentos de divertimento e troca de presentes. As comemorações natalinas e de ano novo são repletas de prazeres. O problema é que, junto com as festas, os excessos são comuns e podem colocar a saúde em risco.
Passar dos limites na quantidade de comida e de bebida ingerida, assim como passar muitas horas sem dormir, têm o seu preço. Os exageros podem não só resultar em ganho de peso, mas comprometer a saúde do coração. Gorduroso e açucarado, os cardápios do Natal e do Réveillon podem trazer consequências especialmente para pessoas hipertensas, diabéticas, fumantes e com colesterol alto. Especialmente quem possui problemas cardiovasculares deve ter cuidado redobrado com gordura, sal, açúcar e álcool, já que o abuso desses ingredientes pode agravar as doenças já existentes.
De acordo com o cardiologista Flávio Salatino, o coração é um dos órgãos que mais sofre com os exageros sazonais. “Final de ano é tempo de comemoração, mas não se pode deixar a saúde de lado, já que as complicações podem ser imediatas. O ideal é não abandonar a dieta, continuar praticando exercícios físicos e tentar manter a calma. É preciso também tomar cuidado com a quantidade e a qualidade dos alimentos e das bebidas consumidas”, afirma o médico.

Dicas do médico
Para evitar exageros, o médico fez uma lista de dicas para que as celebrações sejam aproveitadas de forma saudável.
– Não fique mais do que três horas sem se alimentar. Faça pequenos lanches durante o dia, pois assim fica mais fácil evitar comer muito durante a ceia.
-Não se prive de comer seus pratos favoritos no final de ano. Mas, faça isso com equilíbrio. Para não engordar, coma pequenas porções acompanhadas de vegetais e frutas.
-Beba bastante água. Quem está mal hidratado sente fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e, por isso, emite mensagem para que você coma.
– Mantenha distância de alimentos que não necessitem de talheres para comer. Desta forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas, como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas.
– Ao servir-se, comece pegando os alimentos mais saudáveis. É uma forma de sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas.
– Mastigue bem os alimentos. Quem come muito rapidamente, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.
– Caso você tenha abusado e comido muito em um dia, não cometa outro erro de ficar sem comer nada no dia seguinte. Ao menos passe o dia seguinte bebendo bastante água e ingerindo frutas, saladas e queijos magros.
-Ainda que você vá dormir tarde, tente manter um café da manhã saudável, o que irá contribuir para manter o seu metabolismo acelerado e te dar a sensação de bem-estar durante o dia. Um bom café da manhã é meio passo para o sucesso de qualquer dieta.
-Não passe noites sem dormir ou dormindo pouco. Quando isso acontece, o hormônio leptina, que regula o apetite, informa o cérebro que você precisa de mais energia, e assim você acaba comendo mais, armazenando gordura.
“O fato é que, além do coração, de forma geral, todo o organismo sofre quando a pessoa extrapola, como na alimentação nas festas de fim de ano. Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo, por exemplo, causando má digestão, além de refluxo e dores abdominais. Ao beber demais bebidas alcoólicas podem trazer prejuízos para o fígado. Ou seja, é preciso ter consciência e agir com sensatez para evitar o posterior sentimento de culpa, os quilos a mais e a saúde a menos”, finaliza Salatino.

 

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