Araçatuba

Prazo para pagamento de IPVA com desconto vai até o dia 22

A fila era longa na tarde de ontem na agência do Poupatempo, em Araçatuba. Contribuintes chegaram a esparar uma hora para serem atendidos. Suportar todo esse tempo de espera, para muitos, no entanto, tinha uma justificativa. Era a oportunidade de pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) com desconto, por mais que o abatimento fosse pouco expressivo: 3%.
A quarta-feira foi o primeiro dia do calendário estabelecido pela Secretaria da Fazenda do Estado para pagamento do imposto com desconto, válido para donos de veículos com final de placa 1. Também foi o dia para pagamento da primeira parcela no caso de proprietários que tenham optado pelo parcelamento em até três vezes.
Funcionários do Poupatempo, no entanto, orientam que o contribuinte pode evitar filas. O pagamento pode ser efetuado em terminais de autoatendimento, guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos por instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.
Quem precisa pagar o imposto tem até o próximo dia 22 para quitá-lo à vista. Para isso, é necessário ficar atento às datas. Nesta quinta-feira, vence o prazo para pagamento integral, com o desconto de 3% ou do parcelamento em três vezes para veículos final de placa 2. Amanhã, para placa encerrada com o número 3, e, assim por diante, em dias úteis, até a placa de número final 0 em 22 de janeiro (confira a tabela abaixo).
De acordo com a Secretaria da Fazenda, a quitação pode ser feita de três maneiras.
Além do pagamento à vista neste mês com o desconto e do parcelamento até março, outra opção é pagar à vista sem desconto em fevereiro. Para efetuar o recolhimento do imposto, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

MAIS BARATO
De acordo com reportagem publicada por O LIBERAL REGIONAL no último dia 30, o IPVA deste ano está 3,34% mais barato, com base em estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
A maior queda de preços de venda foi registrada para caminhões usados – recuo de 4,72%. Os ônibus e micro-ônibus tiveram redução de 3,67%, seguidos dos utilitários, com redução de 3,52%. Das motocicletas, a queda chegou a 3,30%, enquanto os automóveis fecharam 3,26% abaixo do valor apurado no ano anterior.
Para 2019, a previsão de arrecadação com IPVA no Estado chega a R$ 14,9 bilhões. Do montante arrecadado, 40% é repartido para os municípios de registro dos veículos; outros 40% vão para os cofres do Estado; e o restante é destinado ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Apesar de poder ser utilizado para manutenção da infraestrutura das vias públicas, o dinheiro do IPVA não tem destinação específica, sendo usado, na maioria da vezes, para o município fazer caixa.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO IPVA 2019

info.jpg

ARNON GOMES
Araçatuba

Comment here